Cultura
|
31 de outubro de 2023
|
08:58

Editora Coragem promove debate sobre autoritarismo na América Latina

Por
Sul 21
[email protected]
Paulo Niccoli Ramirez, autor de
Paulo Niccoli Ramirez, autor de "O golpe de 2019 na Bolívia" (Divulgação)

Celebrando o lançamento do livro “O golpe de 2019 na Bolívia”, do escritor, sociólogo e escritor Paulo Niccoli Ramirez, a editora Coragem promove, sábado (4), às 13h30min, na Feira do Livro de Porto Alegre, uma mesa de debate com outros pesquisadores e intelectuais sobre autoritarismo na América Latina. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na sala O Retrato do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223)

A mesa terá a presença da ativista imigrante boliviana Jobana Moya, do jornalista e escritor Paulo de Tarso Riccordi, do professor e pesquisador Cesar Augusto B. Guazzelli e da pesquisadora Marília Closs. Após o debate, haverá um momento de confraternização e exposição de ilustrações dos artistas Marcelo Monteiro, Zoravia Bettiol e Tomás Culleton. O encerramento será com recital do músico, escritor e radialista Demétrio Xavier.

O livro foi concebido após entrevista realizada pessoalmente com o ex-presidente boliviano Evo Morales em 2022 e dois anos de pesquisa do autor sobre o contexto político e social atual da Bolívia. Com o objetivo de analisar o golpe de 2019 a partir de uma perspectiva sociológica e histórica, o livro discute conceitos centrais para compreender o cenário político contemporâneo da América Latina, como neoliberalismo, imperialismo, fascismo e descolonização, e apresenta a transcrição da entrevista.

Programação:

13h30 – Café de recepção e boas-vindas.

14h – Debate: Livro O golpe de 2019 na Bolívia e as ditaduras de Segurança Nacional na América Latina: resistências contra o autoritarismo desde o Sul global, com Paulo Niccoli Ramirez, Jobana Moya, Paulo de Tarso Riccordi, Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e Marília Closs.

16h – Confraternização: coquetel e exposição de ilustrações de Marcelo Monteiro, Zoravia Bettiol e Tomás Culleton.

16h30 – Recital da obra de Atahualpa Yupanqui com Demétrio Xavier.

19h – Sessão de autógrafos com o autor Paulo Niccoli Ramirez na Praça dos Autógrafos da 69a Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega.

O autor:

Paulo Niccoli Ramirez é sociólogo, filósofo, professor e escritor, Ramirez tem uma produção relevante no campo da Sociologia, como o livro Sérgio Buarque de Holanda e a dialética da cordialidade (Educ, 2011), dentre outros ensaios, artigos, materiais didáticos, cursos e publicações em diversos veículos de comunicação. Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutorado em Filosofia pela USP, e leciona na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O livro:

O livro estará à venda na loja virtual da editora e nas bancas da Ladeira Livros e da Calle Corrientes durante a feira.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora