Cultura
|
1 de setembro de 2023
|
14:48

‘Para onde voam as feiticeiras’ estreia no CineBancários

Por
Sul 21
[email protected]
Para Onde Voam As Feiticeiras. Foto: Divulgação
Para Onde Voam As Feiticeiras. Foto: Divulgação
Estreou na quinta-feira (31) no CineBancários o documentário “Para onde voam as feiticeiras”. “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau”), e “O Acidente”, do diretor gaúcho Bruno Carboni, completam a programação da semana.

“Para Onde Voam as Feiticeiras” entrelaça realidade e ficção para discutir a marginalização de diferentes grupos na sociedade. O documentário foi premiado como Melhor Filme e Direção no Rio Festival LGBTQIA+ e no Festival de Vitória, Melhor Filme no Queer Porto e Melhor Direção Longa Nacional no Santos Film Fest, e tem direção coletiva assinada por Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral.

O filme tem a narrativa centralizada em sete personagens LGBTQIA+, as artistas-ativistas autodenominadas “manas”: Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thata Lopes e Wan Gomez. Como forma de amplificar vozes frequentemente silenciadas, as manas transformam o centro de São Paulo em um palco aberto para a troca de ideias, talentos e revoltas pessoais. O resultado é um grande encontro de personagens de mundos diferentes, que ora se chocam e entram em contradição, ora se apaziguam e se aliam.

Para onde voam as feiticeiras

Brasil/ Documentário/ 2020/ 89min
Direção: Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral

Sinopse: Para onde voam as feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.

Retratos Fantasmas
Brasil/Documentário/2022/ 93min
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

O Acidente
Drama | 95 min. | Brasil

Direção: Bruno Carboni / Roteiro: Marcela Ilha Bordin e Bruno Carbon

Sinopse: A ciclista Joana é vítima de um atropelamento. Ela foi carregada no capô de um carro após antagonizar com uma motorista que a cortou. A jovem sai ilesa e decide esconder o ocorrido de sua parceira, Cecília, temendo que isso afete os planos do casal. Porém, um vídeo viral aparece online, obrigando-a a prestar queixa na polícia. Relutante, a dupla entra na vida de Elaine, a motorista, seu ex-marido Cléber e seu filho Maicon, um introvertido cineasta iniciante.

Elenco: Carol Martins (Joana), Carina Sehn (Cecília), Luis Felipe Xavier (Maicon), Gabriela Greco (Elaine) e Marcello Crawshawn (Cléber)

31 de agosto a 6 de setembro

15h: O ACIDENTE

17h:  PARA ONDE VOAM AS FEITICEIRAS

19h: RETRATOS FANTASMAS

*Não há sessões nas segundas-feiras

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora