Cultura
|
18 de setembro de 2023
|
16:56

17ª Primavera dos Museus pauta democracia, comunidade LGBTQIA+, indígenas e quilombolas

Por
Sul 21
[email protected]
Com entrada gratuita, os filmes selecionados para a mostra competitiva serão exibidos na Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultural Mario Quintana), na TVE-RS e no canal Box Brasil TV. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Com entrada gratuita, os filmes selecionados para a mostra competitiva serão exibidos na Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultural Mario Quintana), na TVE-RS e no canal Box Brasil TV. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Inicia nesta segunda-feira (18), com duração até o domingo (24), a 17ª edição da Primavera dos Museus, evento criado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em todo o Brasil com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Em Porto Alegre, cinco instituições vinculadas à Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) participam com programação gratuita.

A agenda inclui exposições, visitas mediadas, cursos, debates, apresentações musicais, teatrais e exibição de filmes com o objetivo de fortalecer a relação dos museus com a sociedade e ampliar o acesso e o conhecimento da população sobre os espaços culturais. As instituições podem estender a programação de acordo com cada disponibilidade.

Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)

  • De 19 a 22 de setembro, das 10h às 16h
    Ação Educativa – Mediação para escolas: mediações para grupos escolares estarão em diálogo com a temática proposta e contarão com a realização de atividades educativas.
  • 21 de setembro, das 16h às 17h30min
    Ação Educativa – Mediação Especial: Narrativas indígenas nas Artes Visuais: atividade, realizada em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), irá promover uma mediação pelos espaços da CCMQ e pela exposição “El Cielo por Asalto”.
  • 22 de setembro, das 16h às 17h
    Oficina – Da terra para tela: oficina de pigmentos naturais: nessa atividade os participantes serão convidados a criar pinturas a partir do processo de confecção de suas próprias tintas naturais.
    22 de setembro, das 19h às 20h30min
    Apresentação – Slam Aquilombaí: seguindo exemplos de saraus autocentrados, o evento será uma batalha de slam, que contará com recitais de poesia falada e versos livres, focado em potencializar narrativas negras.
  • 23 de setembro, das 16h30min às 18h
    Sarau – Texto Vivo: Sarau na Casa, Literatura Indígena: a atividade busca trazer as vozes da literatura indígena para dentro da CCMQ. No sarau, o público será convidado a ler e discutir essas produções.

Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – todas as atividades acontecerão no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020)

  • 19 de setembro, às 17h
    Abertura da Exposição: Nuances de Memórias do Ativismo LGBT+: Arquivo Nuances do Arquivo Histórico Rio Grande do Sul (AHRS) – a exposição ficará exposta entre os meses de setembro e outubro.
  • 19 de setembro, das 18h às 19h
    Mesa-redonda 1 – mago Trans: da primeira exposição acerca da História Trans no Brasil
    Convidados: Caio Tedesco, ativista Trans e doutorando em História (UFRGS); e Gabz 404, ativista Trans, artista e fotógrafo.
  • 19 de setembro, das 19h às 19h15min
    Exibição de filme Vídeo da Rede LGBT+ de Memória e Museologia Social.
  • 19 de setembro, das 19h15 às 21h30min
    Mesa-redonda 2 – Movimento Social, Memória e Museologia LGBT+
    Convidados: Célio Golin, do Grupo Nuances; e Marlise Giovanaz (DCI/Fabico/UFRGS).

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Rua dos Andradas, 736)

  • 16 de setembro, às 16h
    Mediação experimental: montagem do quebra-cabeça, inspirado na obra do artista Jaider Esbell
    A atividade faz uma releitura de uma das obras do artista indígena Jaider Esbell, elaborada pelo setor educativo do MACRS em formato de quebra-cabeça, promovendo uma atividade lúdica para os participantes, ao mesmo tempo em que é apresentada a obra e vida do artista.
  • 16 de setembro, das 18h às 19h
    Primavera LP, com a artista Paula Posada: realizada em parceria com o Instituto Estadual de Música (IEM) e com o setor educativo do MACRS, a atividade é inspirada na obra “Anaconda” (2013), do artista Carlos Zerpa. As duas instituições apresentam a artista Paula Posada para iniciar um DJ Set, no 6° andar da CCMQ, onde a obra está instalada. O intuito do evento é ilustrar os arranjos do vinil, marcado pelas influências indígenas e colombianas, trazendo o intercâmbio entre a música e as artes visuais.
  • 23 de setembro, às 18h30min
    Karaokê temático: atividade descontraída que visa celebrar e promover a diversidade, memórias e a importância da democracia para as comunidades LGBT+.
  • 23 de setembro, às 19h
    Mediação Experimental: uma mediação ao pôr do sol, com Jordi Tasso e Daniele Alana.
    Com os vermelhos, laranjas, amarelos e verdes estourados, a mediação durante o pôr do sol tem como objetivo realçar as obras a partir de uma pintura ampliada. A luz natural altera a percepção e a leitura das obras expostas na mostra “Relações de Pesquisa”, invertendo a ordem de um “defeito” do espaço expositivo para uma atividade complementar a um dos temas da exposição, a crítica à pintura.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega)

  • 22 de setembro, às 15h
    Palestra sobre os Estudos de Público do MARGS
    Pedro Osorio e Gabriela Mattia, do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, farão um panorama da análise realizada nesta primeira fase e apontarão possíveis desdobramentos da atual etapa. O objetivo, após encerrada a fase de análise, é implementar os estudos de público no Museu de forma sistemática.
  • 24 de setembro, às 15h
    Conversa com José Verá e feira de arte Mbya Guarani
    Desta vez, o convidado será José Verá, artista da etnia Mbya Guarani, que vive e atua na aldeia Nhu Porã, localizada na Terra Indígena Barra de Ouro, Campo Molhado, entre Riozinho (RS) e Maquiné (RS). Além do evento principal, Verá e outros artistas de sua família e aldeia farão uma feira de arte Mbya Guarani no Foyer do MARGS, das 12h às 17h.

Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205)

  • 21 de setembro, às 15h
    Seminário Primavera LGBT+: relato de experiências museológicas e debates em mesa com Caio Tedesco, Letícia Bauer e Ana Carolina Gelmini.
  • 21 de setembro, às 18h
    Relatos: Glória Cristal e Laurita Leão fazem relatos de experiências.
  • 21 de setembro, às 19h
    Leituras Históricas: Lauri Miranda e Jean Baptista realizam Leituras Históricas LGBT+.
  • 23 de setembro, das 15h às 16h
    Oficina – Roda de Chimarrão Guarani: cultivo e o uso da erva-mate incorporada ao patrimônio imaterial do RS e apropriado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) será tratado pela liderança Guarani Jaime Veráh.

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959)

  • 25 de setembro, às 14h
    Ciclo de Debates #02 Programas Educativos em Museus: participantes poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos importantes acerca do histórico de duas importantes redes educativas que são bastante atuantes em Porto Alegre, seus modos de organização e suas práticas.
  • 26 de setembro, às 17h
    Disponibilização digital de acervos da coleção Galeria de Vozes no Tainacan do Museu.
  • 28 de setembro, às 13h
    Abertura de Exposição: “Tição: Existência e Resistência”, que fica em circuito até 27 de janeiro de 2024.
  • 29 de setembro, às 17h
    Lançamento do Caderno Educativo “MuseCom em Rede – Conectando acervos – Imprensa Negra no Rio Grande do Sul”.

Leia também