Cultura
|
8 de novembro de 2022
|
18:09

CineBancários tem programação especial na Semana da Consciência Negra

Por
Sul 21
[email protected]
Marighella está entre os filmes destacados na programação especial. Foto: Divulgação
Marighella está entre os filmes destacados na programação especial. Foto: Divulgação

Ao longo de todo o ano o CineBancários procura, através de sua programação, combater permanentemente o racismo e a desigualdade social, fazendo de sua tela uma ferramenta de luta. Considerando a importância da Semana da Consciência Negra, o cinema da Casa dos Bancários elegeu três filmes recentes que tratam da temática de forma diversa e consistente: Medida Provisória, Marighella e M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, que estarão em cartaz na sessão das 19h, de 17 a 23 de novembro.

Além da programação especial, o CineBancários exibe os filmes nacionais A Mãe e Paloma, nas sessões das 15h e 17h, respectivamente. Confira a programação completa.

Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br

17 a 23 de novembro

15h – A Mãe

17h – Paloma

19h – Semana da Consciência Negra

Dia 17: Medida Provisória

Dia 18: Marighella

Dia 19: M8 – Quando a Morte Socorre a Vida

Dia 20: Medida Provisória

Dia 22: Marighella 

Dia 23: M8 – Quando a Morte Socorre a Vida

*Não há sessões nas segundas-feiras

A mãe

Brasil / Drama / 1h20m
Direção: Cristiano Burlan

Sinopse: A Mãe segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.

Elenco: Debora Maria da Silva, Rub Brown, Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni, Tuna Dwek.

Paloma

Brasil, Drama, 2021, 1h44min
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Paloma é uma agricultora que sonha com um casamento tradicional na igreja. Ao procurar o padre local para realizar a cerimônia com seu namorado Zé, tem seu pedido recusado. Mas Paloma, que é uma mulher trans, vai lutar para realizar seu sonho.

M8 Quando a Morte Socorre a Vida

Direção: Jeferson De
Brasil/Drama/2019/ 88 min

Sinopse: Em M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, Maurício (Juan Paiva) acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Elenco: Juan Paiva, Raphael Logam, Mariana Nunes, Zezé Motta, Ailton Graça

Medida Provisória

Direção: Lazaro Ramos
Brasil/Drama/2022/94 min

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Elenco: Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge

Marighella

Direção: Wagner Moura
Brasil/ Drama/ 2019/155min

Sinopse: Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira.

Elenco: Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso


Leia também