Cultura
|
24 de agosto de 2022
|
14:38

Porto Alegre recebe Mostra Ecofalante com sessões gratuitas em quatro salas de cinema

Por
Sul 21
[email protected]
Animal, de Cyril Dion, abre a programação na Cinemateca Capitólio. Foto: Divulgação
Animal, de Cyril Dion, abre a programação na Cinemateca Capitólio. Foto: Divulgação

Porto Alegre recebe, entre 24 de agosto e 13 de setembro, a 11ª Mostra Ecofalante, com uma ampla programação de filmes contemporâneos e históricos de viés socioambiental, distribuídos em quatro salas de cinema da cidade. Ao longo da programação, serão exibidos 110 filmes de 27 países na Capital.

A Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de abertura do evento com o longa francês Animal, de Cyril Dion, na quarta-feira (24), às 19h30. Na primeira semana da mostra, acontece também a sessão especial da cópia restaurada da produção angolana Sambizanga, um dos maiores clássicos do cinema africano, dirigido por Sarah Maldoror, e exibições de importantes obras latino-americanas contemporâneas como o cubano A opção zero, de Marcel Beltrán, e Esqui, do argentino Manque La Banca. Mais informações aqui.

Além da Cinemateca Capitólio, a Cinemateca Paulo Amorim, o CineBancários e a Sala Redenção também recebem a mostra; e assim como a UFRGS, PUCRS, IFRS e Senac, recebem o evento, formando um circuito universitário de difusão de filmes socioambientais propostos pela Mostra Ecofalante.

Nesta homenagem, são exibidos dois filmes de Maldoror. Foto: Divulgação

Além das homenagens ao diretor e ator Jacques Perrin e à cineasta Sarah Maldoror, a mostra é composta pela Competição Latino-americana, com 35 títulos; o Panorama Internacional Contemporâneo, que inclui 24 longas-metragens com produções de viés socioambiental de diversos países; o Concurso Curta Ecofalante, que inclui filmes brasileiros assinados por estudantes; as Sessões especiais com exibição do documentário cult Koyaanisqatsi, lançado nos cinemas há exatos 40 anos, e do último filme do renomado diretor Vincent Carelli, Adeus, Capitão (2022).

Uma série de entrevistas exclusivas com alguns dos diretores dos filmes exibidos e outras personalidades está disponível online, no canal YouTube da Mostra Ecofalante.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora