Cultura
|
12 de julho de 2022
|
14:24

Premiado longa sobre o começo da epidemia da aids estreia no CineBancários

Por
Sul 21
[email protected]
Os Primeiros Soldados estreia no CineBancários. Foto: Divulgação
Os Primeiros Soldados estreia no CineBancários. Foto: Divulgação

Os Primeiros Soldados é o filme que eu queria e precisava ter visto na minha adolescência, saindo do armário e encontrando, ali nos anos 90, uma comunidade que apenas começava a se recuperar do pior da devastação da epidemia da aids”, assim define o diretor e roteirista Rodrigo Oliveira seu premiado longa que chega ao CineBancários nesta quinta-feira (14). O longa acompanha membros da comunidade LGBTQIAP+ que buscam formas de resistir à epidemia de aids. O filme se passa em Vitória, no Espírito Santo, no começo dos anos 1980, e é uma homenagem à memória daqueles que enfrentaram a doença e seus estigmas em seu princípio.

Na história, Suzano é um estudante de biologia que acaba de voltar dos estudos no exterior. Ele sabe que algo desconhecido está começando a afetar seu corpo. Ele quer entender melhor a doença e buscar uma cura, ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã Maura e seu sobrinho Muriel dos impactos do que está por vir. O desespero com a falta de informações sobre o vírus e seu futuro incerto acabará por aproximar Suzano da performer transexual Rose e do estudante de cinema Humberto, ambos vivendo com o vírus.

Rua Guaicurus. Foto: Divulgação

Junto de Os Primeiros Soldados, também estreia no CineBancários o filme Rua Guaicurus, que investiga uma das maiores zonas de prostituição do país. Partindo de uma combinação entre o documental e a encenação, o diretor mineiro João Borges cria um filme único sobre o universo da prostituição no local que dá título ao longa. Com título amplo, quase um endereço, o longa tenta dar conta de todo o complexo de prédios que se espalha pelos quarteirões da região e é marcado pela movimentação constante de subir e descer as escadas de homens e mulheres movidos pelo sexo como mercadoria.

Filmado em agosto de 2017, durante menos de duas semanas, Rua Guaicurus é um filme de observação e de escuta, e para isso não é preciso que muitas coisas sejam mostradas ou ditas: basta deixar os olhos e ouvidos se levarem, se conectarem às luzes, às paredes, aos quartos exíguos, aos corredores, às portas que se abrem e se fecham. O que se vislumbra é uma peça artística que soma àquele espaço mais um tipo de experiência e de existência, que o complexifica ainda mais e que o faz existir também através do artifício do cinema.

Segue em cartaz ainda Gyuri, filme sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami. A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida a salvaguardar. A ligação entre a artista de origem judia e a população índigena – que têm em comum a luta pela sobrevivência – está presente no documentário Gyuri, primeiro longa-metragem da diretora pernambucana Mariana Lacerda.

15h: Gyuri
17h: Os Primeiros Soldados
19h: Rua Guaicurus

*Não há sessões nas segundas-feiras

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra covid.

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora