Cultura
|
20 de maio de 2022
|
16:41

Depois de dois anos, Noite dos Museus volta a Porto Alegre com cerca de 100 atrações

Por
Sul 21
[email protected]
A Casa de Cultura Mário Quintana é um dos espaços que não abrirá durante a Noite dos Museus esse ano. Foto: Igor Bandera Fraga/Divulgação
A Casa de Cultura Mário Quintana é um dos espaços que não abrirá durante a Noite dos Museus esse ano. Foto: Igor Bandera Fraga/Divulgação

A Noite dos Museus está de volta a Porto Alegre. Depois de uma edição virtual em dezembro de 2020, e de não ter sido realizada em 2021 devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado neste sábado (21), em 20 museus e espaços culturais da cidade, seja dentro ou no pátio das instituições, ruas e praças.

A programação inclui cerca de 100 atrações artísticas, entre shows musicais, performances, cinema e literatura, além de dois palcos especialmente montados. Todas as atividades terão entrada franca e ocorrem a partir 19h deste sábado (21) até a 1h da madrugada de domingo (22).

Confira, abaixo, alguns destaques do evento, e a programação completa no site da Noite dos Museus.

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo contará com visitas guiadas por três exposições: O solar que virou museu, exposição fixa que, desde 2011, apresenta a história de como o solar Lopo Gonçalves se transformou em museu; Porto Alegre Toponímica: a cidade por suas ruas, que conta a história sobre algumas ruas importantes da cidade e teve curadoria do artista visual Diego Passos; e Patrimônio Imaterial: as lendas urbanas de Porto Alegre, que conta histórias macabras que supostamente teriam acontecido na capital gaúcha, como as Torres Malditas, as Lágrimas de Obirici, os Crimes da rua do Arvoredo e a Maria Degolada.

No pátio do museu, as atrações culturais incluem shows dos grupos Bate & Sopra, Desagravo, Luana Fernandes e Farabute.

A Cinemateca apresenta uma programação que une música, performance e cinema. Haverá a projeção de um trecho do longa-metragem Vento Norte, de Salomão Scliar, com trilha sonora ao vivo do duo instrumental formado por Ângelo Primon e Oly Jr. Gravado em uma comunidade de pescadores em Torres, o filme foi o primeiro longa de ficção a ser rodado no Rio Grande do Sul. Na sequência, o público poderá conferir o curta Vicious, de Rogério Brasil Ferrari, que foi estrelado em 1988 por Júlio Reny, cantor e compositor que fará um dos shows da noite, logo após a exibição. Para encerrar a noite, será realizada uma sessão musicada que combinará o clássico filme italiano O Inferno, com música ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist.

Além das exposições Complete as Lacunas; Watts e Volts; e Erico Verissimo, o espaço localizado na Rua dos Andradas investe em shows musicais, com destaque pra prestigiada banda de jazz Sexteto Blazz, abrindo a noite a partir das 19h. A seguir, shows de Neuro Júnior e Lucas Fê, Rodrigo Maia e Fernanda Copatti.

A Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participa da Noite dos Museus com a exposição Retrato de Família, concebida pelo Goethe-Institut Porto Alegre especialmente para o espaço, numa união dos dois espaços culturais que são vizinhos. A exposição reúne mais de 20 fotografias e vídeos de artistas contemporâneos da cena local da Capital. As obras retratam relações de parentesco e comunitárias, identitárias, afetivas e ancestrais.

O jardim receberá também uma pequena feira artesanal e gastronômica, além de palco com programação artístico-musical, com destaque para o Coro do Dmae e a Lucas Brum Big Band.

O tradicional espaço cultural de Porto Alegre apresentará cinco shows na Noite dos Museus. O Bloco Areal do Futuro abre a noite, com cortejo que depois segue até a Praça da Alfândega. Na sequência, pela ordem, o público poderá assistir os show de James Liberato e Grupo; Jordana Henriques; Matheus Alves e Bruno Coelho; encerrando com a sonoridade do Café Trio.

As exposições em cartaz na Casa de Cultura também poderão ser visitadas pelo público até 1h da madrugada de domingo.

Afastado da área central, localizado no bairro Três Figueiras, o instituto programou cinco shows para a Noite dos Museus. O destaque é o Slam das Minas RS, às 19h, e Gustavo Telles & Os Escolhidos, às 21h. Também se apresentam Miri Brock; Mari Kerber e Ale Ravanello; finalizando com o show de Tom Bloch.

Retomando aos poucos a atividade após longo período fechado em função da pandemia, o Planetário participa da Noite dos Museus com shows musicais, com destaque para a histórica banda de punk-rock Os Replicantes, além da inauguração da exposição Professor José Baptista Pereira. A exposição conta um pouco da história desse professor de engenharia que dá nome ao tradicional espaço de complementação de ensino e popularização da Astronomia. Serão expostos equipamentos utilizados por ele, assim como cartazes contando a história do Planetário. O acesso é livre, mas será limitado o número de pessoas que poderão permanecer dentro da saguão, devido às restrições sanitárias.

Além da mostra, quatro bandas irão se apresentar nos jardins do Planetário ao longo da noite: Paradise Sessions, às 19h15; Carrossel Diabólico, às 21h; Os Replicantes, às 22h30; e o DJ Fredi Chernobyl, às 23h.


Leia também