Notícias
|
3 de fevereiro de 2011
|
12:07

Corinthians é o primeiro clube brasileiro a ser eliminado na pré-Libertadores

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A noite desta quarta-feira (2) mudou a perfil do futebol brasileiro para o restante da temporada. O time mais popular de São Paulo, o Corinthians, deu o mais absoluto vexame na Colômbia e foi eliminado ainda na pré-Libertadores pelo Tolima (quem?). Assim, o time das “estrelas” Ronaldo e Roberto Carlos começa mais um período de trevas, como definiu o jornal Folha de São Paulo. Além do prejuízo financeiro de ficar fora da maior competição do continente, a temporada 2011 se resume a um campeonato paulista e ao campeonato brasileiro, esta única porta para voltar à Libertadores em 2011. Clubes como o Palmeiras, para citar o maior adversário corinthiano, disputa o campeonato paulista, o Brasileiro e ainda a Copa do Brasil (cujo campeão tem vaga na Libertadores 2011) e a Copa Sul-Americana, que também dá vaga na Libertadores do ano que vem ao campeão. Simplificando, o Corinthians tem no Brasileirão sua única chance de chegar à Libertadores 2012, enquanto que o Palmeiras do Felipão terá três oportunidades. No avião de volta da Colômbia, o presidente Sánchez deve começar a pensar sobre o que fazer: trocar de treinador?, aposentar compulsoriamente Ronaldo e Roberto Carlos?, contratar mais jogadoresa? E para completar o quadro negativo, 2011 é ano de eleição no clube. O ano promete.  

No Rio de Janeiro, a promessa tem nome: Ronaldinho Gaúcho. Na estreia com a camisa 10 do Mengo, houve um Engenhão lotado para uma vitória “apertada” de apenas um a zero sobre o Nova Iguaçu. Com a braçadeira de capitão recebida de Léo Moura no centro do gramado, antes da partida começar, Ronaldinho Gaúcho mostrou muita vontade, mas só alguns poucos lances lembraram o que ele já foi. Mesmo com todo o incentivo da torcida, o Flamengo só venceu no final, por um a zero, gol de Wanderlei. E uma interrogação ficou sem resposta.

E a estreia de Ronaldinho, com muita vontade e poucos momentos de inspiração, ecoou nas arquibancadas do Estádio Olímpico. Mesmo antes de começar Grêmio e Liverpool, torcedores tricolores se mostravam contrariados com o jogador. “Não tenho o menor interesse em saber e acompanhar o desempenho deste jogador”, dizia um dirigente tricolor. Depois, quando a bola começou a rolar no Olímpico, Ronaldinho foi totalmente esquecido. O time de Renato não jogava bem e ainda perdia para o uruguaio Liverpool (quem?). Mas, a estrela de Renato voltou a brilhar e o time tricolor virou a partida. Com um indiscutível 3×1, eliminou os uruguaios e se classificou para a fase de grupos. Vai disputar o grupo 2. A estreia será no Estádio Olímpico contra o Oriente Petrolero, da Bolívia. Para esta partida Renato já terá dois reforços: o zagueiro Rodolfo, que veio do futebol do leste europeu, e o meio campo Escudero, do Boca Juniors da Argentina, que deve ser confirmado ainda hoje.(3). Só que o treinador quer mais reforços, reforços de “peso” como ele mesmo declarou depois da partida contra os uruguaios.

Em resumo, tivemos uma madrugada de festa em Porto Alegre, de quebra-quebra em São Paulo e de dúvida no Rio. Logo depois da eliminação do Corinthians, torcidas organizadas picharam a sede do clube, o Parque São Jorge, além de quebrar vidros de janelas e atirar fogos de artifício nas dependências do clube. Além disto, os torcedores mandaram recados para os quatro vilões do desastre de ontem: o presidente Sánchez, o técnico Tite e os jogadores Ronaldo e Roberto Carlos.

Jogos do Grêmio na primeira fase da Libertadores 2011

17/2 – Olímpíco – Oriente Petrolero (BO)
24/2 – Colômbia – Junior Barranquilla
3/3 – Olímpico – León (Peru)
15/3 – Peru – León
5/4 – Olímpico – Junior Barranquilla
14/4 – Bolívia – Oriente Petrolero  


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora