Notícias em geral
|
17 de agosto de 2010
|
16:12

Rock in Rio 2011 começa a tomar forma

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Igor Natusch

O Rock In Rio, um dos maiores eventos musicais já realizados no país, terá uma nova edição no Rio de Janeiro em 2011. Além disso, a previsão é que o evento seja realizado a cada dois anos, pelo menos até a Olímpíada do Rio em 2016. As informações foram confirmadas na última segunda-feira (16) em uma coletiva de imprensa no Palácio da Cidade do Rio. Participaram da coletiva o empresário Roberto Medina, idealizador do festival, e o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O festival será realizado no Parque Olímpico Cidade do Rock, em Jacarepaguá. O bairro sediou a primeira edição do evento em 1985 e a área escolhida tem 150 mil m², além de um lago natural. O parque será construído a partir de um investimento público inicial de R$ 40 milhões e a ideia é utilizar o espaço também em atividades de lazer dos atletas que participarão das Olimpíadas em 2016.

Serão erguidos dois palcos: o Mundo, voltado para as atrações internacionais, e o Sunset, onde irão tocar artistas brasileiros e convidados. Além disso, a Cidade do Rock contará com um parque de diversões e uma rua especial com bares, restaurantes e lojas. Além da estrutura principal, haverá uma tenda eletrônica para DJs nacionais e internacionais. Os shows estão programados para ocorrer entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, com atividades nas sextas, sábados e domingos.

Segundo a organização, o Rock In Rio 2011 terá o total de 108 atrações. Alguns artistas nacionais estiveram presentes na coletiva e estão confirmados no festival. Entre eles, estão Tony Garrido, Pitty, Ed Motta, Capital Inicial e Sandra de Sá. Ivete Sangalo não apareceu, mas participa do vídeo promocional e também deve fazer show na Cidade do Rock. Embora não haja ainda nenhum artista internacional confirmado, Roberto Medina declarou preferência pessoal por nomes como Lady Gaga, Shakira, Radiohead, Guns ‘n’ Roses e Iron Maiden.

História

O Rock In Rio teve sua primeira edição em 1985,  que contou com um público total de 1,5 milhão de pessoas. O festival durou dez dias, e as atrações internacionais tocavam em duas noites cada uma. A única exceção foi a banda inglesa Iron Maiden, que fez um único show devido a problemas de agenda. Entre as principais atrações estavam George Benson, Yes, AC/DC, Rod Stewart, Ozzy Osbourne, James Taylor e Queen. Os shows foram televisionados e a estimativa é de que mais de 200 milhões de pessoas tenham assistido as apresentações pela televisão.

O festival ainda teria duas edições no Rio, em 1991 e 2001. Depois, seria transferido para Portugal, onde teve duas edições exclusivas em Lisboa nos anos de 2004 e 2006. Apesar da mudança de sede, o festival manteve seu nome, o que causou confusão em muitos fãs de música. Nos dois últimos anos em que ocorreu (2008 e 2010), o Rock in Rio dividiu-se em dois, ocorrendo em Lisboa e Madrid, na Espanha.

Com informações do Jornal do Brasil e Hardmusic


Leia também