Notícias em geral
|
17 de junho de 2010
|
14:29

Milton Ribeiro: E o futebol apareceu

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Milton Ribeiro

miltonribeiro.opsblog.org

Foi só a segunda rodada começar que, como se alguém tivesse finalmente resolvido apertar o botão de Power On, o futebol apareceu. É estranha a forma com que os treinadores utilizam aquilo que conhecemos como “cautela”. A primeira rodada é abordada cautelosamente porque não se sabe se o adversário virá em versão leão ou labrador. Já na segunda rodada, todos abandonam a cautela e avançam sobre o rival aos pisões, como se este fosse uma gangue de baratas imundas que se interpusesse a sua justa classificação. O curioso é que quase TODOS fazem o mesmo e, após o primeiro jogo, ficam sem saber o animal que representam, nem se são grandes predadores ou presas. Trata-se de um adiamento. Mas, enfim, respeitemos a postura desses assalariados.

Falava sobre a segunda rodada. Nem sempre o número de gols é um indicativo seguro de boas partidas, mas costuma ser quando os adversários são de bom nível. Pasmem, os 16 jogos da primeira rodada brindaram-nos com parcos 25 gols; agora, mal iniciada a segunda rodada – apenas 4 partidas – , já temos 13, o que nos permite projetar 52 gols em regra de três simples. Mais do que o dobro.

Ainda desolado com os Bafana Bafana, apenas espreitei Argentina 4 x 1 Coréia do Sul. Ao final da partida e após ver Gonzalo Higuaín marcar três gols, Maradona desculpou-se das ofensas que fizera a Michel Platini. Revelou que recebera uma carta onde o francês, de próprio punho, negava os ataques verbais que teria feito a ele. Foi o momento-cautela do dia. Fora do campo.

Já a Grécia, que não fazia um gol em Copas do Mundo desde os tempos de Arquimedes, aplicou uma inesperada virada na Nigéria. 2 x 1. Por incrível que pareça, a Grécia apresentou bom futebol e rapidez. O Sul 21 faz questão de revelar o nome do herói helênico que cravou o primeiro gol no Partenon: Salpingidis. A Grécia fecha a fase classificatória contra a Argentina, enquanto que a Coreia do Sul joga contra a desclassificada Nigéria. Este grupo deve classificar Argentina e Coreia do Sul.

Por falar em Partenon, em equilíbrio e beleza, depois tivemos a França de Ribéry contra a equipe asteca. O México fez merecidos 2 x 0 em partida nervosa e espetacular. Acredito que os dois gols mexicanos foram legais, apesar de difíceis para a arbitragem. Se não foram, perguntem a Thierry Henry como a vaga da França foi obtida e qualquer culpa se esvairá como que por mágica…

Voltando a Henry: basta um empate entre Uruguai e México para classificá-los. Adivinhem o que vai acontecer?

Nesta sexta é a vez de Alemanha x Sérvia (8h30), Eslovênia x EUA (11h) e Inglaterra x Argélia (15h30).


Leia também