Milton Ribeiro
miltonribeiro.opsblog.org
Após 6 dias, a primeira rodada da Copa do Mundo de 2010 foi finalizada com a maior zebra de todos os jogos: a vitória da Suíça sobre a flamante Espanha. Em jogo semelhante a um dos Barcelona x Inter de Milão da Copa da UEFA deste ano — partida em que José Mourinho deixou por uma hora e meia os espanhóis rondarem sem resultados sua grande área — , a Suíça retrancou-se, fez seu golzinho, depois ameaçou mais algumas vezes e, advertida por um petardo de Xavi Alonso em seu travessão, voltou à defesa para garantir surpreendente vitória. Segundo o Marca, a Espanha sofreu um gravíssimo acidente, fruto de um barroquismo excessivo. É verdade, faltou contundência ao hábil time espanhol.
Analisando os 16 jogos, talvez possamos dizer que Alemanha e Argentina foram as únicas confirmações indiscutíveis. Os germânicos deram um baile nos atarantados australianos e a Argentina venceu uma excelente Nigéria com autoridade e gols perdidos. Das outras seleções, podemos destacar a Holanda, que impôs-se à Dinamarca, e o Chile, o qual não deve ir longe em razão de seu grupo de jogadores, mas que demonstrou uma postura corajosa e muitíssimo ofensiva. Foi o único time da Copa que marcou o adversário em seu campo; ou seja, numa Copa cautelosa, coube a “El Loco” Bielsa a primazia de jogar aberto e agressivamente.
Porém, o fato mais decisivo do dia de ontem estava reservado para o final da tarde. O Uruguai, em seu habitual papel de estraga-prazeres, aplicou um Maracanazo nos Bafana Bafana. Desde 1990 os charruas não ganhavam um jogo numa Copa do Mundo e a vitória de ontem, além de praticamente classificá-los para a segunda fase, teve a força de fazer com que Jesus fizesse uma primeira ligação para Parreira. Afinal, na última rodada da fase classificatória, o time da casa enfrentará a defesa da França. Sim, a África do Sul tem a pior das perspectivas e, como desgraça pouca é bobagem, atuará desfalcada pelos cartões que recebeu. O grande destaque da partida foi Diego Forlán: marcou os dois primeiros gols uruguaios dormiu como o goleador da Copa.
Hoje, teremos três partidas nas quais as comemorações deverão se misturar às lamúrias: Argentina x Coreia do Sul (8h30), Grécia x Nigéria (11h) e França x México (15h30).
Quem vencer o jogo das 8h30 será a primeira classificada para as oitavas-de-final. O mesmo não ocorrerá as outras seleções envolvidas, pois nenhuma obteve vitória na primeira rodada. Destas, quem perder ficará em posição tão periclitante quanto a da África do Sul.