Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
5 de dezembro de 2011
|
16:57

Ex guerrilheiro Marighella recebe homenagem da Comissão de Anistia

Por
Sul 21
[email protected]
Ex guerrilheiro Marighella recebe homenagem da Comissão de Anistia
Ex guerrilheiro Marighella recebe homenagem da Comissão de Anistia
No seu centenário, Mariguella recebe homenagem em Salvador | Foto: Google Images

Da Redação

Um dos principais guerrilheiros que lutaram contra o autoritarismo no país, Carlos Marighella, recebe nesta segunda-feira (5) homenagem da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Considerado o principal inimigo dos militares, o militante Carlos Marighella (1911-1969) completaria 100 anos nesta segunda se fosse vivo.

A expectativa dos organizadores do evento é que a solenidade seja marcada por um pedido oficial de desculpas do Estado brasileiro a Marighella. A cerimônia será em Salvador, onde nasceu o guerrilheiro e vivem seus filhos e parentes.

Em homenagem ao ex-guerrilheiro, será inaugurado o Pró-Memorial Marighella Vive, que reúne um acervo sobre ele com fotografias, documentos e seus escritos. A solenidade contará com as presenças do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ramaís de Castro.

Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Carlos Marighella atuava como líder da Ação Libertadora Nacional (ALN). Vivendo na cladestinidade, Marighella foi surpreendido por uma emboscada na alameda Casa Branca, em São Paulo, na noite de 4 de novembro de 1969. Ele foi morto a tiros por agentes do DOPS, em uma ação coordenada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Em 1996, o Ministério da Justiça reconheceu a responsabilidade do Estado pela morte do guerrilheiro. Em 2008, o governo federal decidiu que a companheira dele, Clara Charf, receberia pensão vitalícia.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora