Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
23 de agosto de 2011
|
17:31

Rebeldes entram em quartel-general de Muammar Kadafi na Líbia

Por
Sul 21
[email protected]
Estátua de Muammar Kadafi foi derrubada e chutada por rebeldes, após invasão de quartel-general do ditador | Foto: Reprodução/Al Arabiya

Da Redação

Os rebeldes líbios entraram nesta terça-feira (23) em Bab Al Aziziya, quartel-general e principal ponto de resistência do regime de Muammar Kadafi. Segundo agências internacionais de notícias, as forças leais ao ditador sírio abandonaram suas posições no complexo, após bombardeios e intenso tiroteio. Membros do grupo rebelde revistam todas as dependências do complexo em busca de Kadafi e seus apoiadores, mas não há informações concretas sobre o paradeiro do ditador.

Leia mais:
– Governo brasileiro mantém contatos com oposição na Líbia

Imagens da rede Al Jazeera mostram membros da oposição festejando no interior de Bab Al Aziziya, dando tiros para o alto e ostentando bandeiras. Em algumas imagens, rebeldes chutam a cabeça de uma estátua de Kadafi, enquanto outros rasgam pôsteres com o rosto do ditador. Reforços vindo de Zlitan e Misrata devem ampliar ainda mais o poder de luta dos rebeldes, disse nesta terça Guma Al Gamaty, representante do Conselho Nacional de Transição em Londres.

Em outras cidades da Líbia, também se registra o recuo das forças leais a Muammar Kadafi. Um dos mais significativos é em Sirte, cidade natal do ditador, que já estaria próxima de ser dominada pelos rebeldes. O porto petrolífero de Ras Lanuf e a cidade de Bin Jawad também já estão, total ou parcialmente, sob controle dos revoltosos. Na capital Trípoli, ainda existem confrontos em algumas regiões, mas mais de 80% da cidade já estaria nas mãos dos rebeldes, segundo agências internacionais. “O governo de Kadafi está nos últimos estertores”, disse William Hague, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido.

De Muammar Kadafi, ainda não há sinal. A rede de notícias russa Interfax noticiou que integrantes do governo russo fizeram contato telefônico com Kadafi na terça-feira, ocasião em que ele garantiu ainda estar em Trípoli, em segurança e disposto a não deixar o país. Oficiais do governo dos EUA acreditam que o ditador segue em solo líbio, ainda que boatos persistentes digam que Muammar Kadafi já teria partido, buscando refúgio na Argélia ou no Chade.

Apesar do aparente avanço dos rebeldes, Saif Al-Islam Khadafi, filho de Muamar Khadafi, disse que seu pai está a salvo em Trípoli, e que o governo “quebrou a espinha” dos insurgentes. Ele reapareceu na capital líbia na segunda-feira, um dia depois que o Tribunal Penal Internacional confirmou alegações dos rebeldes de que ele havia sido capturado.

“Nós quebramos a espinha dos rebeldes. Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando”, disse o filho de Kadafi, acrescentando que seu pai continua a salvo na capital. Enquanto o porta-voz do governo Moussa Ibrahim afirma que o governo tem o controle de pelo menos 75% de Trípoli, os rebeldes alegam estar em controle de cerca de 80% da capital.

Boa parte dos países europeus e os Estados Unidos já reconheceram o Conselho Nacional de Transição dos rebeldes como governo interino líbio. No entanto, o Brasil ainda não tem um posicionamento oficial diante da provável queda do regime de Muamar Khadafi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora