PT critica especulações e defende protagonismo nas eleições em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]

Daniel Cassol

O PT de Porto Alegre lança nesta quarta-feira (13) um documento sobre as eleições municipais de 2012. A carta não indica nem se o partido disputará a prefeitura da capital com candidatura própria ou como vice de uma chapa encabeçada pela deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B). Muito antes pelo contrário. O texto critica a antecipação do debate eleitoral, diz que o PT não está sendo consultado pela imprensa e afirma que o partido não vai abrir mão do “protagonismo” nas eleições do ano que vem.

Leia mais:
– PCdoB põe eleição de Manuela em Porto Alegre como prioridade nacional

“ O debate eleitoral de 2012 tem sido antecipado. Na imprensa, existem cogitações sobre a posição do PT no próximo ano, quase sempre sem ouvir o ator principal das especulações: o próprio PT, querendo decidir por nós. Por isso, reiteramos e não abriremos mão do nosso protagonismo nas eleições de 2012”, diz a carta, que será divulgada na sede do partido em Porto Alegre. A presença dos ex-prefeitos do partido Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e João Verle está sendo anunciada.

No texto, o PT defende as conquistas obtidas pelo partido nos 16 anos em que esteve à frente da prefeitura de Porto Alegre e critica a presença de “personalidades conservadoras” no governo de José Fortunati, herdadas do período José Fogaça. A crise na saúde, o sucateamento da máquina pública e o “abandono da cidade” são alguns aspectos criticados na atual administração.

Sobre alianças, o texto não indica nada claramente, apenas aponta que o partido vai buscar o diálogo com outras siglas, mas não vai deixar de ser protagonista. “A vitória do PT em Porto Alegre passa por um amplo debate com a militância partidária e com a população na construção de um programa de governo democrático e popular, buscando a constituição de uma política de alianças no campo popular e com os movimentos sociais”, diz a carta. “Portanto, a representação política e social do PT leva à afirmação do seu protagonismo nas eleições 2012”, completa o texto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora