Geral
|
1 de maio de 2024
|
09:29

Número de mortos em decorrência das chuvas no RS sobe para 8

Por
Sul 21
[email protected]
Situação climática prejudica os candidatos do RS e dificulta acesso a cidades em que as provas serão realizadas. Bairro Camobi, em Santa Maria | Foto: João Vilnei
Situação climática prejudica os candidatos do RS e dificulta acesso a cidades em que as provas serão realizadas. Bairro Camobi, em Santa Maria | Foto: João Vilnei

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta quarta-feira (1º), subiu para 8 o número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). Foram registrados óbitos em Paverama (2), Pantano Grande (1), Encantado (1), Itaara (1), Salvador do Sul  (1), Segredo (1) e Santa Maria (1).

Vinte e uma pessoas estão desaparecidas e onze feridas. Os desaparecimentos foram registrados em Roca Sales (4), Candelária (8), Encantado (6), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1).

Ao todo, 104 municípios do Rio Grande do Sul já foram impactados pelas fortes chuvas, afetando 19.110 pessoas. Segundo a Defesa Civil,  1.145 pessoas estão em abrigos e 1.431 ficaram desalojados.

 

Em relação ao Rio Jacuí, a orientação da Defesa Civil é que os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do rio.

A orientação vale também para moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Mata e Santa Maria durante a elevação de nível do Rio Toropi.

Em Porto Alegre, a zona sul é a região da cidade mais afetada pelas chuvas. A Defesa Civil informou que os bairros Ponta Grossa, Restinga e Aberta dos Morros estão em pior situação. Moradores de áreas de risco estão sendo retirados e encaminhados para casas de familiares ou para abrigos da Prefeitura.

As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança. Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora