![Força-tarefa de combate aos feminicídios organiza ações no RS](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/03/20160423-img_8859-450x300.jpg)
![](https://www.sul21.com.br/wp-content/uploads/2016/04/20160423-img_8859.jpg)
Da Redação*
A Força-tarefa de Combate aos Feminicídios no Rio Grande do Sul, vinculada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, realiza nesta quinta-feira (25), às 17 horas, uma reunião virtual para organizar seu calendário de atividades em 2021. Nesta reunião será apresentado o Manifesto do Levante Feminista Contra os Feminicídios, que terá lançamento nacional em evento online também nesta quinta, às 10 horas.
O RS foi o terceiro estado brasileiro que mais matou mulheres vítimas de feminicídio em 2019, e é o quarto nesse quesito em 2020. Ao todo, no ano passado, foram 78 mulheres assassinadas no RS, vítimas de feminicídio.
A força-tarefa, lançada em 2019, trabalha para a garantia de políticas públicas que defendam a vida e a dignidade das mulheres gaúchas, através de trabalho conjunto entre os parlamentos, a Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados, o Congresso Nacional, os demais poderes e os movimentos sociais.
O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado Edegar Pretto (PT), destaca a relevância do encontro, sobretudo neste período de pandemia, em que a incidência dos feminicídios vem aumentando. “A Assembleia gaúcha reforça esse conjunto para enfrentar o grave problema que vivemos no estado, relativo às mortes de mulheres vítimas de feminicídio. A força-tarefa congrega várias forças para atuar nesse sentido”, assinala.
O encontro virtual contará com a presença de autoridades de todos os poderes e lideranças dos movimentos de mulheres, feministas e ligadas aos direitos humanos. Interessados podem acompanhar no canal da TV Assembleia no Youtube.
(*) Com informações da ALRS.