Em Destaque|Últimas Notícias>Política
|
8 de fevereiro de 2017
|
12:43

PT propõe criação de frente parlamentar contra privatização do Banrisul

Por
Luís Gomes
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta semana, o deputado Zé Nunes (PT) propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público para reforçar a resistência contra uma possível privatização do banco pelo governo do Estado. A proposta conta com 14 das 19 assinaturas necessárias para a criação de uma frente parlamentar, que não tem uma estrutura própria, mas pode convocar audiências públicas e centralizar a mobilização parlamentar em torno de um tema.

Leia mais:
Oposição diz que Sartori faz ‘jogada ensaiada’ com governo federal e mídia para vender Banrisul

A possibilidade de privatização do Banrisul começou a ser ventilada no final de janeiro durante o período de conversas do governador José Ivo Sartori (PMDB) com o governo federal para a renegociação e suspensão do pagamento da dívida do RS com a União. Oficialmente, o governo do Estado nega que esta possibilidade esteja na mesa, mas o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reconheceu em entrevista ao jornal Valor Econômico que ela está sim na mesa de negociações.

Deputado Zé Nunes | Foto: Divulgação/AL-RS

De acordo com Zé Nunes, as negativas de Sartori não esvanecem a “preocupação com a venda do banco gaúcho”. “O governador disse, no ano passado, que a CRM (Companhia Riograndense de Mineração) jamais seria vendida e hoje sabemos da intenção de vendê-la”, disse.

O deputado afirma ainda que não é possível que os governos estadual e federal pensem em se desfazer de uma instituição financeira lucrativa que, além de tradicional, é a única presente em dezenas de municípios e que assegura a execução de políticas de desenvolvimento, a exemplo o Programa de Microcrédito, adotado no governo anterior para fomentar pequenos empreendimentos e o desenvolvimento regional.

A proposta da frente parlamentar é constituir informações e elementos para dialogar com a sociedade sobre o tema a partir de interações com o Sindicato dos Bancários e outras entidades. Até o momento, assinaram a criação da frente dez deputadoas da bancada do PT – a única exceção é o presidente da AL, Edegar Pretto -, Manuela D’Ávila e Juliano Roso, ambos do PCdoB, Pedro Ruas (PSOL) e Juliana Brizola (PDT).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora