Em Destaque
|
2 de maio de 2015
|
17:00

Escola da Ospa lança projeto de inserção social

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Laercio Lacerda
Foto: Laercio Lacerda

Da OSPA

Buscando levar a música para os mais diferentes espaços da cidade e mostrar seu trabalho para públicos variados, o Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o projeto inédito Escola da Ospa na Comunidade. A iniciativa, cujo lançamento acontecerá em evento duplo nos dias 12 e 13 de maio, contemplará uma série de recitais de grupos de alunos.

Para Diego Grendene de Souza, diretor da escola desde fevereiro deste ano, o projeto será importante tanto pelo lado social, levando a música dos alunos para um público que normalmente não frequenta concertos, quanto pelo lado pedagógico. “Os alunos da escola poderão, além de ter a experiência de tocar em público, ver o poder transformador da música em realidades diferentes, fora da sala de concerto”, afirma. O fato de a inauguração do projeto acontecer no Instituo de Cardiologia é emblemático: Ivo Nesralla, presidente da Ospa e um dos grandes entusiastas da série, é também diretor-presidente da instituição. “Trata-se de uma inserção social interessantíssima da Escola de Música, e por consequência da própria Ospa”, comenta.

O Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, ressalta a relevância da iniciativa para dar visibilidade ao trabalho que a Escola vem desenvolvendo. “A Escola de Música prepara esses jovens para o mundo em que eles vivem partindo do desenvolvimento da sensibilidade para a arte. A nossa gestão quer, desde o começo, se comprometer com esse trabalho bonito, que merece ser mais conhecido. Vamos levá-lo à sociedade, às entidades, para que as pessoas saibam que isso acontece”, enfatiza.

O projeto foi idealizado pela presidência da Fundação Ospa em conjunto com a direção artística da Orquestra e a coordenação da Escola. Haverá duas edições por mês, em espaços como escolas, bibliotecas, hospitais e lares de idosos. No dia 12, terça-feira, às 15h30, será no Instituto de Cardiologia. No dia 13, quarta-feira, às 15h, será na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE).

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola atende em torno de 140 alunos, sendo que novos estudantes serão admitidos em maio. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen.


Leia também