Colunas>Núbia Silveira
|
5 de dezembro de 2014
|
10:30

E os banheiros?

Por
Sul 21
[email protected]
E os banheiros?
E os banheiros?

Por Núbia Silveira

Porto Alegre é conhecida não apenas pelo seu belo pôr do sol, mas também pela falta de banheiros públicos. Moradores e visitantes da cidade devem se contentar com apenas 40 sanitários, que funcionam entre 8h e 20h, com exceção de quatro, que ficam abertos 24 horas. Quem estiver longe dos principais parques e praças, como a da Alfândega, vai passar trabalho na hora em que necessitar de um deles.

O sofrimento enfrentado por quem bate perna pelas ruas de Porto Alegre, agora, faz parte da vida das mulheres que frequentam um dos shoppings de Porto Alegre, o Praia de Belas. Nesta época de grande movimento, devido às compras de fim de ano, a consumidora se depara, no primeiro andar, com uma plaquinha informando que o banheiro não funciona, devendo se dirigir ao segundo andar.

No primeiro local encontrado, uma funcionária informa que o toalete feminino não está funcionando, devido a um vazamento. No segundo, encontra-se outra plaquinha, dizendo que os banheiros do andar estão em reforma. A cliente deve ir ao terceiro andar, onde, logicamente, a fila vai além do esperado.

Neste momento, me ocorrem duas dúvidas: o administrador do shopping, seja lá quem for, não pensou em fazer uma reforma de cada vez, sem complicar a vida das usuárias, responsáveis por milhares de reais deixados nas lojas que ali funcionam? Ou o fechamento dos banheiros é uma das ferramentas de marketing adotadas para levar as freguesas até o terceiro andar, onde estão lojas de marcas importantes? Uma medida bem criativa. Afinal, entre esperar na fila, pulando de um pé para outro, tirar o carro do estacionamento ou procurar um táxi para voltar, urgentemente, para casa, a solução é mesmo enfrentar o que antigamente se chamava de bicha, aqui no Rio Grande do Sul.

Depois, indo de um andar a outro, me lembrei do filme de Damián Szifron, Relatos Selvagens, em que os protagonistas, levados ao extremo de sua paciência, reagem violentamente. Fiquei imaginando a cena em que alguém, sem condições de se controlar, fizesse suas necessidades a céu aberto, num dos corredores movimentados do centro comercial. Um bom roteiro para um próximo relato selvagem de Szifron.

Veja aqui onde ficam os banheiros públicos de Porto Alegre, administrados pelo DMLU.

Núbia Silveira é jornalista.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora