Colunas>Coluna APPOA
|
24 de novembro de 2020
|
10:23

Manifesto da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Instituto APPOA

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21

Manifesto da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise

Na noite da última quinta-feira, 19/11/2020, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, mais um terrível caso de racismo explícito ocorreu em nosso país. João Alberto Silveira de Freitas, homem negro de 40 anos, foi violentamente espancado até a morte, asfixiado, por dois seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre. As imagens da barbárie, da virulência do racismo estrutural e institucional, foram testemunhadas no mundo todo. Ouviu-se alto as vozes de repúdio, e de solidariedade a dor de tantas outras vítimas de atos semelhantes.

Profundamente consternados com o crime, nos solidarizamos com a dor dos familiares.

João Alberto Silveira de Freitas, presente!

É deplorável que atos racistas sejam sistematicamente recusados por autoridades do governo federal brasileiro, tentando reduzir a manifesta violência racial estrutural a algo circunstancial e de insignificante relevância social. O mito da “democracia racial” no Brasil não se sustenta mais. Séculos de escravismo deixaram marcas profundas e ativas em nossa sociedade. O racismo estrutural, inscrito nas fibras do tecido social, econômico, cultural e histórico do país, corrói a democracia, e continua deixando suas tristes cicatrizes na população negra em todos os estados da união e, dessa forma, perdemos todos. Lembramos que o genocídio dos jovens negros das periferias urbanas do Brasil é fartamente documentado e pode ser conferido no Atlas da Violência do Ipea.

A Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA e o Instituto APPOA – clínica, intervenção e pesquisa em psicanálise, repudiam, veementemente, tanto a violência que originou o ato, quanto o desmentido das autoridades que acompanharam o desenrolar desse crime brutal. Com a mesma força repelimos discursos de ódio e exclusão da diferença como os manifestados em atos de racismo presentes no país, reafirmando, então, a aposta na democracia.

Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA 

Instituto APPOA – clínica, intervenção e pesquisa em psicanálise

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora