Da Redação
Uma instabilidade no sistema elétrico provocou um apagão de energia durante a tarde desta quarta-feira (15) no Rio Grande do Sul. De acordo com a CEEE, um problema fora da área de atuação da companhia afetou a transmissão de energia em diversos pontos do Estado a partir das 15h42.
AGORA | Apagão atingiu grande parte de Porto Alegre e cidades do interior gaúcho pouco antes das 16h. Em vários pontos, luz já voltou. Empresas ainda não explicaram a causa. Observe no gráfico de carga do dia de energia do Sul do Brasil a súbita queda há pouco em razão do apagão. pic.twitter.com/HakLbkxpfY
— MetSul.com (@metsul) January 15, 2020
Às 16h55, a CEEE informou que o braço de geração de energia da empresa estava concluindo a “recomposição das suas subestações” e apurando a área de abrangência do apagão. Vinte minutos depois, a CEEE informou que ocorreu um curto-circuito na subestação Porto Alegre 12, na Av. Senador Tarso Dutra, que fora controlado imediatamente. Segundo a empresa, 18 mil pessoas estavam sem energia e a previsão de restabelecimento era para as 19h.
16h55: Instabilidade no sistema elétrico (fora da área de atuação da CEEE) afetou a transmissão de energia em diversos pontos do RS às 15h42 de hoje. A CEEE-GT (que entrega energia às distribuidoras) está concluindo a recomposição das suas subestações e apurando a abrangência.
— CEEE Imprensa (@CEEE_IMPRENSA) January 15, 2020
17h15: Na subestação Porto Alegre 12, na av. Senador Tarso Dutra, manutenção trabalha para corrigir defeito que causa desabastecimento para 18 mil clientes. Curto-circuito causou princípio de incêndio, que foi controlado imediatamente. Previsão de restabelecimento: 19h.
— CEEE Imprensa (@CEEE_IMPRENSA) January 15, 2020
De acordo relatos de internautas, o apagão atingiu diversas cidades da Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, que registrou inúmeros pontos de falta de luz. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou alteração no funcionamento dos semáforos em diferentes pontos da cidade. A Trensurb informou que o apagão afetou a operação dos seus trens e, por volta das 17h, eles funcionavam em velocidade reduzida e com número de composições menor que o ideal para horário de pico.
#TrensurbInforma Devido à interrupção do fornecimento de energia da concessionária para a subestação elétrica Fátima, da Trensurb, trens operam em velocidade reduzida. Problema também impede injeção de mais trens na linha, prejudicando a prestação de serviços no horário de pico.
— Trensurb S.A. (@Trensurb) January 15, 2020