Cidades|z_Areazero
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29 de dezembro de 2018
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21:00

Patrimônio tombado, chaminé do Gasômetro vira espaço publicitário

Por
Sul 21
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Chaminé do Gasômetro, com a imagem publicitária. Foto: Reprodução/Facebook

Da Redação

Tombada pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) desde 1983, a Usina do Gasômetro amanheceu neste sábado (29) com sua chaminé alterada. No comprimento da estrutura, foi colocado o anúncio de uma rede de lojas. “Eu amo POA”, lê-se no topo da publicidade.

“Não há qualquer prejuízo à estrutura da chaminé da Usina do Gasômetro. Esse tipo de intervenção já foi feito diversas vezes em Porto Alegre. A nossa gestão seguirá utilizando espaços públicos para beneficiar a população, com critério e respeito ao nosso patrimônio”, comunicou, por meio de seu perfil no Twitter, o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

Depois de anos em processo de revitalização, 2019 marcará o retorno da celebração do revéillon na Orla. “Um dos principais monumentos de Porto Alegre passará a virada assim, como suporte de propaganda”, questiona o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB-RS), Rafael Passos em seu perfil no Facebook. “Colocada assim, no apagar das luzes, para que não haja tempo das instituições agirem em defesa da paisagem antes da festa para a qual a loja deve estar pagando um tudo dinheiro à Prefeitura”, completa.

Por meio de nota, o Instituto se posicionou sobre a ação da Prefeitura. No texto, questiona-se o cumprimento das regras do Edital lançado pela gestão municipal para a realização da festa na virada do ano. “A peça foge às regras de veiculação previstas no Edital, ao não fazer qualquer alusão à Festa, o que a torna um mero e gigantesco outdoor que circulará pelas redes sociais dos milhares de frequentadores da Festa de Ano Novo.”

 


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