![Coletivo cria crowdfunding para livro com 405 contos de terror sobre rotina em ônibus de Porto Alegre](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/03/20170906-onibus-450x300.jpg)
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Luís Eduardo Gomes
Um conto de terror para cada centavo do custo de uma passagem de ônibus em Porto Alegre: essa é a proposta de uma campanha de financiamento coletivo lançada nesta segunda-feira (4) pela Rede Minha Porto Alegre em parceria com o coletivo Meu ônibus lotado e a empresa de comunicação Shoot the Shit. “Fiquei 40 minutos esperando o São Caetano”, “Me baixou a pressão no T3 e desmaiei, de tão lotado que estava” e “Subi no T11 no meio de um assalto”, essas são algumas das histórias citadas como exemplos de situações a que os passageiros se submetem todos os dias nos coletivos da Capital.
Segundo Carolina Soares, diretora da Minha Porto Alegre, o objetivo é arrecadar R$ 1 mil para confeccionar um livro com 40 exemplares a serem entregues para todos os vereadores, para o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e para o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti. “A gente entende que quem decide sobre ônibus na cidade não anda de ônibus e as histórias são uma pior que a outra. Atrasos, assédio, assaltos, isso está até naturalizado. A gente vê todos os dias relatos nas redes sociais de pessoas que se transformaram em estatísticas. Queremos mostrar que a passagem não vale R$ 4,05 se a viagem for um conto de terror tão absurdo”, diz.
Carolina explica que a campanha tem dois focos, um é contar parte dessas “histórias de terror” que ocorrem nos ônibus e dar voz às pessoas, para que justamente não sejam mera estatística. A Minha Porto Alegre está coletando as histórias dos usuários em seu site. O outro é pressionar os tomadores de decisão a realizarem melhorias no sistema de transporte público. “Não é possível que eles não conheçam essas histórias. Quando falamos em medidas que afetam 51 mil pessoas [caso da retirada da gratuidade da segunda passagem], eles veem um monte de números, não entendem que são 51 mil pessoas que tem problemas, contas para pagar, filhos para cuidar”, afirma.
Outra questão levantada pelo coletivo é que os constantes aumentos da passagem não podem ser a solução para o equilíbrio financeiro do sistema. “A gente que bater naquela tecla de que o transporte está caro e quanto mais caro fica, menos gente usa, mas mais caro fica. A gente quer conter esse ciclo vicioso”, afirma.
A campanha fica no ar até o dia 19 de outubro e os apoiadores podem participar com valores entre R$ 10 e R$ 40. As modalidades de apoio contam com nomes bem-humorados em referência a filmes de terror, como “Cota Hora do Pesadelo” e “Eu sei o que vocês fizeram no ônibus passado”, e oferecem brindes como adesivos e camisetas.
A Minha Porto Alegre é um coletivo de pessoas que busca influenciar em processos de tomadas de decisão sobre a cidade e faz parte da Rede Nossas Cidades, criada em 2011, no Rio de Janeiro – atualmente presente em nove cidades -, que busca estimular mobilizações e comunidades para agir utilizando tecnologias sociais e digitais.