Cidades
|
21 de janeiro de 2019
|
21:08

Equipe de Fauna monitora colônia de morcegos no Centro Histórico de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Equipe de Fauna monitora colônia de morcegos no Centro Histórico de Porto Alegre
Equipe de Fauna monitora colônia de morcegos no Centro Histórico de Porto Alegre
Trabalho de monitoramento de uma colônia de morcegos é realizado em um prédio localizado na rua Voluntários da Pátria. (Foto: Dyessica Machado/SMAMS) PMPA

Da Redação (*)

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está realizando um trabalho de monitoramento de uma colônia de morcegos em um prédio localizado na rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico de Porto Alegre. Trata-se de uma colônia maternidade, com machos, fêmeas e filhotes.

Segundo a secretaria, os morcegos, da espécie Tadarida brasiliensis, buscam a zona urbana nos meses de calor devido à abundância de alimento, como cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Conforme os filhotes tornam-se aptos a voar, a colônia inicia  sua migração de saída da cidade, normalmente no mês de fevereiro. “No caso da ocorrência deste tipo de colônias de morcegos, o procedimento adequado e permitido por lei é aguardar até que abandone o local e, após, proceder a limpeza para remoção das fezes”, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro.

A colônia está confinada no forro do prédio. Os animais saem para se alimentar pelas aberturas e não oferecem risco às pessoas que utilizam o prédio. Este tipo de colônia, destaca a Equipe de Fauna Silvestre, possui grande importância para o equilíbrio ambiental e tem ocorrido cada vez com menor frequência, por isto a importância do monitoramento.

(*) As informações são da Prefeitura de Porto Alegre.


Leia também