Cidades
|
4 de fevereiro de 2016
|
21:21

Operadoras de telefonia farão mutirão para remover fios derrubados pelo temporal

Por
Sul 21
[email protected]
Operadoras de telefonia farão mutirão para remover fios derrubados pelo temporal
Operadoras de telefonia farão mutirão para remover fios derrubados pelo temporal
(Foto: Guilherme Santos/Sul21)
(Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação*

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (4) no Centro Integrado de Comando (Ceic), entre prefeitura e representantes das operadoras de telefonia, ficou definido que uma força-tarefa das companhias será montada nos próximos dias no intuito de retirar fios e cabos que ainda permanecem caídos nas vias de Porto Alegre. As operadoras também terão de apresentar um balanço de todos os consertos realizados na rede.

De acordo com o monitoramento das equipes da prefeitura, ainda há diversos pontos da cidade com fiação pendurada ou sobre as calçadas . “Essa é uma situação que não pode acontecer. As operadoras precisam nos auxiliar no trabalho de recuperação da cidade. E foi exatamente isso que definimos na reunião”, afirmou o prefeito em exercício Sebastião Melo.

O mutirão montado pelas companhias terá como foco os bairros mais atingidos pelo temporal da última sexta-feira. Um grupo de comunicação direta pelo celular foi criado para que haja contato permanente entre governo e empresas. “Cada vez que identificarmos problemas, acionaremos as operadoras. Será um trabalho feito em parceria”, garantiu Melo. “Buscamos sempre o diálogo e contamos que os avanços ocorram, pois caso não aconteçam, temos instrumentos suficientes para aplicar multas e impedir a liberação de novas redes”, disse.

Além das ações pontuais de retirada dos cabos das ruas, um comitê coordenado pelos secretários de Urbanismo, Valter Nagelstein, e de Obras e Viação, Mauro Zacher, foi criado para trabalhar em ações de planejamento. “Certamente o futuro da cidade passa pelas valas técnicas que permitem o cabeamento subterrâneo. É nesse sentido que iremos trabalhar”, disse Nagelstein.

Participaram da reunião representantes das empresas Oi, Claro, Vivo, Net, Embratel, GTV, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula a atuação das operadoras.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


Leia também