Cidades
|
24 de janeiro de 2014
|
11:39

Conexões Globais oferece oficinas gratuitas

Por
Sul 21
[email protected]
Conexões Globais oferece oficinas gratuitas
Conexões Globais oferece oficinas gratuitas

conexoes globais banner300x250Roberta Fofonka

A terceira edição do evento Conexões Globais, que acontece em Porto Alegre, nesta sexta-feira(24) e no sábado (25), na Casa de Cultura Mario Quintana, além de debates e shows, oferece ao público uma programação bastante diversa de oficinas, que contemplam as artes, o conceito Do It Yourself, e o uso de ferramentas gratuitas e software livre para várias finalidades. As oficinas, 11 no total, começam sempre às 14h, e já contabilizam mais de 170 inscritos, oriundos de cerca de 20 cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a organização do evento, o objetivo geral das atividades é favorecer a autonomia de ativistas sociais.

Leia mais:
Terceira edição do Conexões Globais acontece no final de janeiro em Porto Alegre
Conexões Globais terá debate sobre vigilância na era da internet

Um dos destaques é a oficina de edição de vídeo com softwares livres, dos jornalistas Mariel Zasso e Gabriel Galli, que acontece na sexta-feira (24). Nela, os participantes devem levar o vídeo que queiram editar, assim como músicas de trilha sonora, para aprender o básico, como cortar cenas, ajustar volumes e adicionar trilhas. Feito isso, os ministrantes mostrarão técnicas para que a produção tenha um aspecto mais profissional. Tudo de forma que não necessite a compra de softwares caros, e sim o uso dos gratuitos e de código aberto, na sala Sapato Florido. No dia seguinte, no mesmo local, Zasso e Galli estão à frente da atividade Aprenda a Fazer um Flyer para seu Evento!, com o uso dos softwares livres Gimp e Inskcape.

Também na sexta-feira (24), o consultor em jornalismo digital e diretor do Liquid Media Lab, André Deak, faz a oficina Seja um Comunicador 2.0!, com o objetivo de orientar jornalistas, gerenciadores de mídias sociais, blogueiros, e profissionais da comunicação em geral sobre ferramentas gratuitas da web para a otimização da comunicação no território multimídia, o que compreende inclusive estratégias visuais, como o uso de mapas e narrativas interativas.

Na sexta e no sábado, o artista Trampo ensina sobre arte de rua e a técnica de pintura com stencil, e ainda compartilha a sua experiência com o grafite em Porto Alegre. Ainda do campo das artes, o artista plástico Glauco Paiva propõe a construção de obras de arte a partir de celulares, computadores e aparelhos eletrodomésticos em desuso. Ambas atividades acontecem das 14h às 18h, no Ateliê Digital da CCMQ (5º andar).

No sábado (25), as tecnologias digitais e as ferramentas em rede serão usadas para o auxílio de mobilização e militância. A oficina Amplifique sua Militância na Rede promove uma troca de estratégias e ferramentas que possibilitam uma maior visibilidade, sobretudo voltada para as causas políticas.

Mesmo com o preenchimento das vagas ter acontecido rapidamente assim que as oficinas foram lançadas no site, a equipe do Conexões alerta a quem não conseguiu se inscrever, que compareça ao local de credenciamento, na ala oeste do térreo da CCMQ, minutos antes da oficina, e verifique a disponibilidade da vaga pretendida.


Leia também