Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
3 de fevereiro de 2017
|
16:59

Juízes esperam que Fachin combata vazamentos seletivos na Lava Jato

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Juízes esperam que Fachin combata vazamentos seletivos na Lava Jato
Juízes esperam que Fachin combata vazamentos seletivos na Lava Jato
“Fachin tem sido um ministro discreto, principalmente no seu relacionamento com a imprensa”, destaca AJD | Foto: Carlos Humberto/STF

Da RBA

A Associação Juízes pela Democracia (AJD) espera que o ministro Edson Fachin, novo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), combata arbitrariedades cometidas durante as investigações e, principalmente, evite vazamentos seletivos, caso seja mantido o sigilo no conjunto de delações da Odebrecht, por exemplo.

“O que me preocupa efetivamente é o vazamento seletivo do sigilo. É dever de qualquer magistrado fazer o possível e o impossível para que isso não ocorra. Se esse vazamento seletivo de sigilo ocorrer, é dever do magistrado determinar a apuração sobre o ocorrido e punir os responsáveis”, afirma André Bezerra, presidente da AJD, em entrevista à Rádio Brasil Atual, na manhã de hoje (3). Ele ressalta que delação não é prova, mas apenas caminho a ser seguido pelas investigações.

Bezerra classifica o novo relator como tendo perfil discreto e rigoroso e que se assemelha ao seu antecessor, o ministro Teori Zavascki, que morreu na queda de um avião no mar, próximo a Paraty (RJ).

“Fachin tem sido um ministro discreto, principalmente no seu relacionamento com a imprensa, o que não é algo frequente. A gente vê ministros falando e, até mesmo, pré-julgando causas”, critica André. “Ele tem adotado algumas teses rigorosas no campo penal, na questão da punição. Também nisso se parece com Teori”, acrescentou.

Segundo o presidente da AJD, a função de qualquer juiz é limitar o direito de punir do Estado. “O juiz não faz parte da política de segurança pública do Estado. Não cabe a ele combater a criminalidade. Ele tem que arbitrar um conflito entre o direito de punir do Estado e o direito do cidadão acusado. É essa a postura que a gente sempre espera de qualquer magistrado. Fachin tem esse perfil.”


Leia também