Breaking News|Últimas Notícias>Economia
|
24 de abril de 2014
|
14:22

Espaço BRDE Soluções e Negócios é palco de debate e negócios na Fiema Brasil

Por
Sul 21
[email protected]

[wp_bannerize group=”capa_full_meio”]

Foto: BRDE
BRDE: linhas de financiamento para o setor de sustentabilidade | Foto: BRDE

Da Redação

O Espaço BRDE Soluções e Negócios firmou-se como o ponto de encontro da Feira Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente (Fiema Brasil), evento que reúne empreendedores voltados ao desenvolvimento sustentável e a busca de soluções para produzir com responsabilidade ambiental. A sexta edição da Fiema ocorre nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, até sexta-feira (25).

Em uma área de 174 metros quadrado, o Espaço BRDE Soluções e Negócios é palco de debates e encontros de negócios, com foco na interação dos empreendimentos que buscam soluções e alternativas para consolidar produção com os conceitos de sustentabilidade e gestão racional e sustentável de resíduos. Na terça-feira (22), primeiro dia do evento, o estande do BRDE promoveu debate com o diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Cláudio Guimarães e o chefe do Setor de Sustentabilidade do BNDES, Guilherme Martins. O evento serviu para apresentação das linhas de financiamento para o setor da sustentabilidade, com esclarecimento de dúvidas e atendimento direto aos empresários interessados. A apresentação foi realizada pelo Diretor de Planejamento do BRDE, Carlos Henrique Horn.

Na quarta-feira (23), o Espaço sediou o workshop “Simbiose Industrial e Plano de Gerenciamento de Resíduos para os Arranjos Produtivos Locais do Rio Grande do Sul”. O objetivo da atividade foi promover a integração entre empresas de diferentes setores, com foco na contenção de impactos ambientais gerados pelos empreendimentos.

Por meio do projeto Simbiose Industrial, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) busca minimizar os impactos ambientais da geração de resíduos por parte dos empreendimentos das cadeias produtivas, usando parâmetros técnicos e estratégias compartilhadas de operação compartilhada.

Foto: BRDE
Foto: BRDE

Após a exposição, foi realizada uma rodada de negócios que possibilitou a troca de informações entre as empresas participantes, no que diz respeito aos seus resíduos produzidos, perdas, tecnologias, serviços, transporte, espaço físico, quantidade, periodicidade e local.

Segundo o gerente de planejamento da Região da Serra, André Gotler, as linhas de financiamento para máquinas e equipamentos para empresas do setor ambiental são as mais requisitadas. “A presença do BRDE na feira está superando as expectativas. Estamos atendendo empresários do setor da sustentabilidade ambiental que buscam financiamento e informações com o Banco”, afirmou.

Consolidada como a maior feira multissetorial de soluções para o meio ambiente da América Latina, a Fiema Brasil reúne 300 expositores do setor de negócios em sustentabilidade e recebe comitivas vindas de países como Áustria, Alemanha, China, Polônia, Itália, Estados Unidos, Finlândia e Portugal.

Além do foco na prospecção de negócios, a feira desenvolve várias atividades paralelas, como congressos, seminários, encontros e cursos sobre gestão ambiental na agropecuária, tratamento de águas e efluentes, gestão e legislação ambiental, segurança no trabalho, entre outros temas. Entre os destaques, o 4º Congresso de Tecnologias para o Meio Ambiente, sobre geração de energias alternativas, como biomassa, eólica, hídrica e solar, e o 4º Seminário de Legislação Ambiental e Gestão Pública, cujo foco é a legislação sobre resíduos sólidos que entra em vigor a partir de agosto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora