Breaking News|Cidades
|
20 de janeiro de 2017
|
13:21

Marchezan anuncia novo presidente da Fasc horas após início de operação sobre fraudes na fundação

Por
Sul 21
[email protected]
Solimar Amaro em imagem de arquivo | Foto: Matheus Piccini/CMPA

Da Redação 

No final desta quinta-feira (19), o prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou Solimar Amaro, ex-superintendente da Kinder (Centro de Integração da Criança Especial) e ex-gerente da Fundação Pão dos Pobres, como o novo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A mudança administrativa ocorreu horas após a Polícia Federal deflagrar uma operação para apurar crimes de fraude em licitações de contratos firmados na gestão passada e que envolveria servidores do município de Porto Alegre e a Fasc. 

Na tarde do mesmo dia, a Prefeitura informou, por meio de nota, que o então presidente interino da Fundação, Marcelo Soares,  e outros três servidores suspeitos de irregularidades em contrato de locação de imóvel foram exonerados. Segundo a Prefeitura, o “objetivo é dar mais transparência ao processo até que todos os fatos sejam apurados”.

Chamada de Operação Full House, a investigação cumpriu sete mandados judiciais com o  intuito de apreender documentos, que serão analisados no inquérito. O foco da investigação seria um contrato de locação de um imóvel utilizado pela Fasc como abrigo para crianças e adolescentes infratores – em que os preços seriam incompatíveis com os praticados no mercado, e sem seguir requisitos legais, provocando prejuízo para os cofres públicos.

Segundo a polícia, os donos da propriedade seriam um casal que ocupava cargos em comissão na Prefeitura de Porto Alegre e que teria simulado a venda do imóvel para a mãe de um deles por um preço muito abaixo do valor de mercado. O Estatuto do Servidor Público veda que indivíduos em cargos públicos firmem contratos com seus empregadores.

Mestre em Educação e especialista em gestão, Amaro atuará nas políticas sociais do município em alinhamento com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Paludo, pasta à qual a Fasc é subordinada. Segundo nota divulgada pela Prefeitura,  a principal meta do novo presidente é trabalhar a assistência social em uma plataforma integrada no município, potencializando as ações com as políticas de desenvolvimento social, saúde e educação.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora