Breaking News|Cidades
|
27 de dezembro de 2016
|
17:40

Infestação de Aedes Aegypti atinge nível de alerta na Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Infestação de Aedes Aegypti atinge nível de alerta na Capital
Infestação de Aedes Aegypti atinge nível de alerta na Capital
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, também transmite o vírus da dengue e da febre chikungunya. Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, também transmite o vírus da dengue e da febre chikungunya. Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Da Redação*

O monitoramento inteligente do Aedes aegypti (MI Aedes) realizado pela Prefeitura de Porto Alegre indica que o índice médio de infestação de fêmeas adultas (Imfa) do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya na Capital passou para a condição de alerta na semana epidemiológica 51 (entre 18 e 24 de dezembro). O índice é obtido a partir do monitoramento semanal em 935 armadilhas para captura do mosquito adulto em 31 bairros da cidade considerados como vulneráveis para a dengue e com o histórico dos casos de dengue, zika e chikungunya confirmados na cidade.

Na semana citada, o Imfa da Capital ficou em 0,36. A condição de alerta indica que a população deve manter e incrementar as medidas de controle do vetor, dentre elas verificação e eliminação de água parada em pátios, calhas, ralos, além de descarte de resíduos inservíveis, entre outras.

Com o Imfa, é possível acompanhar, semanalmente, a densidade de mosquitos adultos em cada uma das armadilhas. O número de coletas de fêmeas adultas do inseto gera o Imfa, considerado por semana epidemiológica. Este índice é dividido em satisfatório, moderado, alerta e crítico, de acordo com o número de fêmeas coletadas no total das armadilhas. Respectivamente, cada uma das faixas tem o seguinte intervalo de Imfa: satisfatório, 0 a 0,15; moderado, 0,15 a 0,30; alerta, 0,30 a 0,9; e crítico, Imfa superior a 0,9. A relação entre o Imfa e a classificação dos índices de infestação adotados pelo Ministério da Saúde é a seguinte: Imfa satisfatório – baixa infestação, Imfa moderado e alerta -média infestação; Imfa crítico – alta infestação.

Com o período de festas e férias chegando, é importante que a população que viaja para locais com transmissão viral e casos confirmados de dengue, chikungunya ou zika fiquem atentas aos sintomas dessas doenças ao retornarem para a Capital. Diante deles, é importante procurar atendimento médico e referir a viagem para local com confirmação de alguma das doenças.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora