Da Redação*
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira (23), que foram aprovados os Estudos de Viabilidade Urbanística (EVUs) das intervenções no Cais Mauá e no Parque do Pontal – uma contrapartida em forma de parque público ao investimento privado na área do antigo Estaleiro Só. Agora, o projeto chega na fase da liberação da Licença Prévia (LP) para o início dos restauros e da revitalização nos dois espaços.
Paralelamente a este projeto, as chamadas Fase I e III da revitalização da orla já foram iniciadas, mas ainda não foram concluídas. A chamada Fase I compreende o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, incluindo a total remodelação da Praça Júlio Mesquita, antiga Ponta da Cadeia, e, segundo o Executivo já está com 60% dos trabalhos concluídos.
Um segundo trecho, que inicia na margem Sul do Arroio Dilúvio e vai até as proximidades do Parque Gigante, constitui a chamada Fase III da Orla, que terá quadras esportivas e uma nova pista de skate, maior do que a existente no Parque Marinha do Brasil, entre outras benfeitorias. Esta fase conta com projeto executivo e recursos aprovados pela CAF (Corporação Andina de Fomento) para o início de sua execução em 2017.
Entre este trecho e o Parque do Pontal, haverá ainda dois empreendimentos privados de responsabilidade do Sport Club Internacional e parceiros, que ampliarão a área construída do chamado Parque Gigante, além de um prédio comercial ao sul do edifício-garagem hoje existente na área do Beira-Rio. “São intervenções importantes, que transformarão completamente um dos espaços urbanos mais emblemáticos da cidade, cuja requalificação se iniciou com a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva e a construção do viaduto Abdias do Nascimento”, afirma o prefeito José Fortunati.
Ao mesmo tempo, também está em andamento o projeto do Cais Mauá que será executado por uma empresa privada. A área é de responsabilidade do Estado (SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias), e a Prefeitura foi responsável por providenciar os estudos de impacto ambiental, EVU, patrimônio histórico e aprovação de projetos, bem como, no futuro, administrar o aluguel dos espaços dos armazéns. Está prevista a construção de áreas de lazer, lojas, praças, espaço de convivência, a construção de um shopping e um hotel no setor mais próximo à rodoviária.
Orla Fase I/Gasômetro/Praça Júlio Mesquita:
A Fase I da Orla é aquela mais destinada ao lazer das famílias, ao convívio e ao turismo. Ela vai contar com deques de observação voltados para o Guaíba, bares e áreas de convivência, além do restaurante instalado sobre as águas do lago, o Quase Meia-Noite. O projeto inclui, ainda, a remodelação da Praça Júlio Mesquita, antiga Ponta da Cadeia, sob os trilhos do aeromóvel, e a reforma e qualificação da Usina do Gasômetro, tradicional espaço cultural de Porto Alegre.
Orla Fase III:
A chamada Fase III da Orla é voltada ao lazer e à prática esportiva, já que contará com praças e quadras de vôlei, futebol e outros esportes, além de uma das maiores pistas de skate públicas do país. A ideia é possibilitar aos porto-alegrenses, que naturalmente já frequentam a área do Parque Marinha do Brasil nos finais de semana, uma nova alternativa de lazer, convivência ao ar livre e prática de esportes, dentro da filosofia de uma cidade voltada para as pessoas.
Parque do Pontal:
O Parque do Pontal é uma contrapartida pública a um investimento comercial privado na área onde ficava o antigo Estaleiro Só. Depois do plebiscito realizado em 2009, ficou definido que o empreendimento terá apenas salas comerciais, mas a sua construção representará para a cidade a criação de uma nova área de lazer. Será um parque público que ficará debruçado sobre as águas do Lago Guaíba, no espaço que vai da área em frente à Fundação Iberê Camargo até a estação do Catamarã, de fronte ao Barra Shopping Sul.
*Com informações da Prefeitura