Breaking News em Cidades
|
2 de julho de 2015
|
19:12

Servidores de fundações protestam em Porto Alegre contra atraso nos salários

Por
Sul 21
[email protected]
Servidores da Fase permaneceram a manhã desta quarta na frente da fundação com faixas e cartazes|Foto: Semapi/Divulgação
Servidores da Fase permaneceram a manhã desta quarta na frente à fundação com faixas e cartazes|Foto: Semapi/Divulgação

Jaqueline Silveira

Servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) fizeram uma manifestação em frente à sede, na Capital, durante a manhã desta quinta-feira (2), em protesto contra o atraso no pagamento dos salários pelo governo do Estado. Organizado pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi), a manifestação também reuniu alguns funcionários da Fundação de Proteção Especial (FPE).

“O salário era para ter sido pago hoje, mas não foi. O acordo coletivo diz que o salário tem de pago no segundo dia útil e não está sendo respeitado”, argumentou o diretor do Colegiado do Semapi, Edgar Costa Sperrhake. Esse é o segundo mês, segundo ele, que o governo atrasa o pagamento.

Também pelo mesmo motivo, funcionários da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e do Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), unidade da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), fizeram manifestações nesta quinta-feira.

No Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), unidade da Faders, funcionários também fizeram protestos pelo mesmo motivo
No Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), unidade da Faders, funcionários também fizeram protestos pelo mesmo motivo

Conforme o diretor colegiado do Semapi, a previsão extraoficial do governo é que o pagamento dos salários seja feito no quinto dia útil, que seria em 7 de julho. Em virtude da situação, o sindicato, que representa 7,5 mil funcionários que trabalham no Estado, além de cerca de 200 estagiários, fez um ato em frente ao Palácio Piratini, na última terça-feira.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora