Breaking News em Cidades
|
8 de junho de 2015
|
23:03

‘A gente quer parceria com a BM’, diz organizador da Serenata Iluminada após polêmica

Por
Sul 21
[email protected]
‘A gente quer parceria com a BM’, diz organizador da Serenata Iluminada após polêmica
‘A gente quer parceria com a BM’, diz organizador da Serenata Iluminada após polêmica
O evento Serenata Iluminada tem ocorrido com mais frequência na Redenção e tem por objetivo ocupar os espaços públicos|Foto: Luciano Lanes/PMPA
A Serenata Iluminada tem ocorrido com mais frequência na Redenção e tem por objetivo ocupar os espaços públicos|Foto: Luciano Lanes/PMPA

Luís Eduardo Gomes

A Serenata Iluminada realizada no Parque da Redenção, na Capital, na noite do último sábado (6), causou polêmica por conta de uma conversa de WhatsApp entre o tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º BPM, e jornalistas do Correio do Povo e da Rádio Guaíba,  que viralizou nas redes sociais. Isso porque o oficial ironizou as denúncias de que estariam ocorrendo assaltos nas imediações do evento. A declaração infeliz não mudou a opinião dos organizadores do evento, que destacam a importância de uma parceria da Brigada Militar para realização de ações como esta.

“Quem frequenta esse tipo de evento não quer BM (Brigada Militar) perto. Agora aguentem! Que chamem o Batman! Ou o super-homem”, escreveu o tenente-coronel no WhatsApp. Ele ainda afirmou que o evento não reúne “gente de bem”. “Eu não aconselho a ficar ali. Até porque se eu mandar uma viatura lá, com dois PMs, serão hostilizados”, escreveu.

Ao contrário do que o tenente-coronel disse no WhatsApp, Pedro Loss, um dos organizadores da Serenata Iluminada, salientou que a organização do evento não é contrária a presença da Brigada Militar no evento. “De forma alguma incentivamos o consumo de drogas e outros atos ilícitos. Bem pelo contrário, nós incentivamos a ocupação de espaços público com segurança. A gente quer, sim, a participação e a parceria da Brigada”, afirmou Loss.

Sobre a indicação para chamar o Batman, Loss disse: “A gente vive em uma cidade real, não em uma cidade de ficção, então não vamos chamar o Batmam em hipótese alguma”. Ele também afirmou que, no dia 24 de maio, a organização formalizou junto ao Comando de Policiamento da Capital  por meio de um e-mail o pedido de policiamento para o evento em que informava o local, data, horário e expectativa de público. Contudo, ele diz que não obtiveram retorno oficial.

Foto: Filipe Castilhos/Sul21
Falta de iluminação: problema antigo | Foto: Filipe Castilhos/Sul21

Nada de anormal 

Loss ressaltou que, durante o evento, não ouviu nenhum relato sobre assaltos que estariam ocorrendo nas imediações do evento. Porém, diz que chegaram à organização denúncias pelo Facebook de pessoas assaltadas. “Soube de relatos, mas nada de diferente do que acontece em locais de grande circulação”, acrescentou.

Ele afirmou que viu uma viatura da Brigada circulando pelo local – uma viatura da Guarda Municipal também se fez presente -, mas que gostaria que o efetivo da Brigada no local fosse maior. Além disso, também reclamou da “péssima iluminação” do Parque. Loss enfatizou  que, caso a organização tenha a parceria da Brigada e da Prefeitura, seria possível transformar a Serenata Iluminada em uma atração turística da cidade. Ainda não há uma data definida para a próxima edição.

Palavra da Brigada

A assessoria de imprensa do Comando de Policiamento da Capital confirmou que recebeu um e-mail da organização, no dia 24 de maio, sobre a realização do evento, contudo esclareceu que “o procedimento correto” é, primeiro a prefeitura dar autorização para depois serem tomadas as medidas quanto à segurança da atividade.

Sobre ocorrências na Redenção durante a serenata, a assessoria de imprensa informou que não teve nenhum registro, mas apenas duas solicitações por meio do telefone 190, porém os policiais foram ao local e não encontraram as vítimas. Também informou que uma viatura fez o patrulhamento da região.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora