Agenda Clandestina
|
30 de outubro de 2020
|
16:43

Agenda Clandestina: o que conferir na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
65º Edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21

Por Mariana Moraes
Da Revista Clandestina 

Em 2020, a Praça da Alfândega não será ocupada pela Feira do Livro de Porto Alegre, que inicia nesta sexta-feira (30). Em função da pandemia da covid-19 e para garantir a segurança do público e dos convidados, a 66ª edição acontece de forma virtual, com transmissão online através da plataforma da Feira. Com uma programação inteiramente gratuita, todos os eventos tradicionais da Feira foram adaptados para o ambiente virtual, desde os encontros com autores e contações de histórias até os clássicos balaios de descontos.

A programação de 2020 se baseia em quatro pilares: valorização da cultura, diversidade, ciência e sustentabilidade. Esses temas permeiam toda a programação, sendo debatidos por escritores e leitores através da literatura. “A programação precisava dialogar com a maneira como estamos vivendo este ano e também com as pautas que nos rondam nos últimos meses. E, é claro, ter o livro como centro de tudo”, explica a curadora Lu Thomé.

Do dia 30 de outubro a 15 de novembro, escritores, filósofos e pensadores têm hora marcada para conversar com os leitores através de lives. Em duplas ou trios, autores e mediadores com formação, nacionalidade, etnia e cultura diversas falam de seus livros e trocam vivências. A edição deste ano traz grandes nomes internacionais como Afonso Cruz, Ariana Harwicz, Isabel Allende, James Green, Javier Moro, Mariana Enriquez e Rosa Montero. A literatura local também está em peso com Fabrício Carpinejar, Jeferson Tenório (patrono da Feira), José Falero, Lya Luft, Martha Medeiros, Paulo Scott e Peninha (Eduardo Bueno). Além disso, nomes como Eliane Brum, Drauzio Varella e Monja Coen também são destaques do evento.

Na Agenda Clandestina desta semana trazemos dicas do que conferir na Feira ao longo do final de semana e feriado. A programação é composta por eventos gratuitos com transmissão online, no site, pelo youtube da Feira ou, ainda, pelas redes sociais. A programação matinal será retransmitida pela TVE e toda a programação pela ULBRA TV.

Confira nossa seleção abaixo:

Quando numa única vida cabem muitas outras

Com Isabel Allende, Lúcia Mattos, Anna Mariano e Regina Kohlrausch
30 de Outubro | 19h30min

A força e a história da América Latina e do Chile estão mescladas na obra da escritora chilena Isabel Allende. Uma das maiores romancistas de língua espanhola de todos os tempos, ela vai conversar sobre sua obra, seus livros como “A casa dos espíritos” (Bertrand Brasil, 2017), “Paula” (BestBolso, 2007) e “Longa pétala de mar” (Bertrand Brasil, 2019), e sobre um mundo com mais liberdade e poesia. Com mediação da jornalista Lúcia Mattos, da escritora Anna Mariano (“Apenas por nós choramos” / Penalux, 2019) e da professora Regina Kohlrausch.

Conceição Evaristo. Foto: Aline Macedo /Divulgação Feira do Livro

A força da literatura e do real

Com Conceição Evaristo, Natalia Borges Polesso e Jeferson Tenório
31 de Outubro | 18h

A ficção é o terreno de histórias e de personagens marcantes que encontram paralelos com a realidade de lágrimas e esperança. A escritora e professora Conceição Evaristo apresenta em seus livros, como “Insubmissas lágrimas de mulheres” (Malê, 2017), “Becos da memória” (Pallas, 2017) e “Olhos D’Água” (Palla, 2014), retratos das mulheres reais, solidárias e corajosas do mundo atual. Mediação de Natalia Borges Polesso (“Controle” / Companhia das Letras, 2019) e Jeferson Tenório (“O avesso da pele”, 2020).

Inês Pedrosa. Foto: Alfredo Cunha / Divulgação Feira do Livro

Uma jornada singular

Com Inês Pedrosa e Jane Tutikian
31 de Outubro | 19h30

Desbravar a alma das mulheres é encontrar força, independência e resiliência. Mas também deparar-se com as cobranças do espelho, os estigmas da sociedade e os impactos da solidão. Os livros da escritora portuguesa Inês Pedrosa, como “Desamparo” (Leya, 2016) e “Dentro de ti ver o mar” (Alfaguara, 2013), celebram, descrevem e apoiam esta jornada e universo singulares, poéticos e pungentes. Mediação da ex-patrona da Feira Jane Tutikian (“Um time muito especial” / Atual, 2019).

Amara Moira e Eliana Alves Cruz. Foto: Divulgação / Feira do Livro

Sob os olhares do mundo

Com Amara Moira, Eliana Alves Cruz e Vitor Necchi
01 de novembro| 18h

A diferença costuma gerar conflito. Mas não deveria ser assim. Nesta conversa, as escritoras Amara Moira (“E se eu fosse puta” / Hoo Editora, 2016 e “E se eu fosse pura” / Hoo Editora, 2020) e Eliana Alves Cruz (“Nada digo de ti, que em ti não veja” / Pallas, 2020) falam sobre literatura, transsexualidade e sexualidade, processos criativos, sociedade e convívio. Mediação do jornalista Vitor Necchi (“Não existe mais dia seguinte” / Taverna, 2018).

Monja Coen e Norberto Peixoto. Foto: Divulgação / Feira do Livro

Um universo de semelhanças, diferenças e tolerância

Com Monja Coen e Norberto Peixoto
01 de novembro| 19h30

Vivemos um momento de pandemia e crise em que reflexões sobre resiliência, serenidade e convivência são essenciais. Para mostrar pontos semelhantes e diferentes e caminhos possíveis de intersecção e tolerância, a missionária da tradição zen-budista Monja Coen (“Ponto de virada – O que faz uma pessoa mudar?” / Academia, 2020) conversa com o médium-sacerdote de umbanda Norberto Peixoto (“Estrela Guia – O povo do Oriente na umbanda” / BesouroBox, 2020) sobre a importância do diálogo e da empatia.

Afinal, o que quer uma mulher?

Com Maria Homem, Contardo Calligaris e Lucia Serrano Pereira
02 de novembro| 19h30

As questões de gênero, sexualidade, maternidade e feminismo estão no centro de muitos debates. Do questionamento de Sigmund Freud, passando pela figura das bruxas, pelas descobertas da ciência e chegando ao desejo feminino. Os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris (“Coisa de menina?” / Papirus, 2019) desdobram, desconstroem e iluminam os desafios e as conquistas das mulheres. Mediação da psicanalista Lucia Serrano Pereira.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora