![BM emprega bombas e balas de borracha para encerrar 1ª noite de Carnaval na Cidade Baixa](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/03/20200223-carnaval-cidade-baixa-450x300.jpg)
![](https://www.sul21.com.br/wp-content/uploads/2020/02/20200223-carnaval-cidade-baixa-1024x724.jpg)
Da Redação
Mais um sábado à noite, mais uma vez a tropa de choque da Brigada Militar é acionada e emprega bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para encerrar a festa no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Desta vez, no sábado (22) de Carnaval e ainda antes da meia-noite.
Relatos de internautas nas redes sociais apontam que policiais militares empregaram o uso da força por volta das 23h30, especialmente na Rua João Alfredo, quando já não havia uma grande concentração de pessoas na região.
“Não era nem 11 e meia da noite e tava tudo tranquilo. Fiquei preso numa lanchonete e quando cheguei em casa sufoquei porque o gás entrou no meu apartamento”, escreveu José Mauro Trevisan, editor-chefe da revista de jogos RPG de Dragão Brasil.
Polícia de Porto Alegre jogando bomba de gás lacrimogêneo do nada na Cidade Baixa pra dispersar a galera da rua. Não era nem 11 e meia da noite e tava tudo tranquilo. Fiquei preso numa lanchonete e quando cheguei em casa sufoquei pq o gás entrou no meu apartamento.
— JMTrevisan #TORMENTA20 (@JMTrevisan) February 23, 2020
Diversos internautas também criticaram a ação.
Uma vergonha a ação da @brigadamilitar_ na Cidade Baixa. Bombas e tiros disparados contra inocentes. Muita gente chorando e correndo da polícia. Bombas dentro de estabelecimentos. E aí @EduardoLeite_ , Alguma providência vai ser tomada contra essa covardia?
— Matheus Suminski (@matheussuminski) February 23, 2020
Carnaval
Sábado
23:30
Porto Alegre
Cidade Baixa
Polícia Militar tocando bomba de efeito moral em cima da gurizada SEM MOTIVO ALGUM.
Porto Alegre é uma vergonha.— Cancelado_Por_Mim_Mesmo (@maicaneto) February 23, 2020
Todos os dias de carnaval na Cidade Baixa vai ser bomba, Brigada Militar? Não tem outro jeito de lidar com isso, não?
— Rafael Gloria (@rafaelgloria) February 23, 2020
O carnaval é a festa que mais expressa a cultura brasileira, porém Eduardo Leite deixou claro que não gosta. Nessa madrugada a brigada militar atirou bombas de gás nos foliões no bairro ‘Cidade Baixa’. Aparentemente, Marchezan e Eduardo Leite são contra as festas na nossa cidade. pic.twitter.com/vh3WeNM2iO
— Vitória Cabreira (@ViCabreira) February 23, 2020
Carnaval em Porto Alegre é bomba de gás lacrimogêneo às 00h com a tropa de choque expulsando quem está na rua na cidade baixa.
Pra o prefeito playboy, Carnaval é em Olinda, Salvador…
— Carol (@figueiranomundo) February 23, 2020
O chargista Carlos Latuff publicou vídeos da ação da BM.
Carnaval de Porto Alegre na Cidade Baixa agora! Balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo. pic.twitter.com/f8c0K8vUB1
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) February 23, 2020
Clima tenso agora no primeiro dia de Carnaval na Cidade Baixa em Porto Alegre, com cavalaria e PMs do choque de cassetete na mão. pic.twitter.com/VkDRE7A567
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) February 23, 2020
Ao jornal Zero Hora, o tenente-coronel Luciano Moritz, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, que atua na região, disse que a corporação recebeu 55 reclamações de moradores e a que a BM agiu de acordo com o que havia sido combinado com a Prefeitura, defendendo também a necessidade do uso de equipamentos de repressão. Os blocos que desfilaram neste sábado na Cidade Baixa tinham previsão de encerramento às 21h.