Notícias em geral
|
16 de junho de 2010
|
13:41

Música, cinema e manifestações culturais do Brasil e do mundo

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

A partir de hoje, o Sul 21 passa a publicar, duas vezes por semana, a coluna CULTURA. Serão informações para você desfrutar de música, cinema e demais manifestações culturais do Brasil e do mundo.

Música

Vinicius Wu

Toda semana você terá aqui dicas para a audição de material disponível na rede, sempre com uma breve contextualização das obras e de seus autores. Na estréia, destacamos um trecho da ópera “Nabucco”, um dos temas mais conhecidos de Verdi, o grande músico italiano do século XIX.

Nabucco, de Giuseppe Verdi (1813-1901)

Durante a segunda metade do século XIX , os italianos encontraram na música de Giuseppe Verdi a síntese perfeita entre uma produção artística de alto nível e as pretensões políticas do movimento em favor da unificação da Itália. Verdi, que chegou a eleger-se deputado do primeiro parlamento italiano, teve seu nome ressimbolizado e pintado nas paredes em função de suas iniciais coincidirem com a expressão que traduzia a aspiração de unidade nacional: Vittorio Emmanuele Re D´Itália.

Expressão máxima da ópera italiana, a música de Verdi é bastante ilustrativa das opções estéticas consagradas pelo Século XIX e divulgadas amplamente no Brasil por músicos como Carlos Gomes.

Apresentamos aqui uma bela interpretação desta que é uma das composições mais famosas do mestre italiano, sob a direção de James Levine. No Brasil, muita gente conheceu essa melodia (“Va, pensiero”) através das propagandas do antigo PL, o extinto Partido Liberal.

Cinema

Clarissa Pont

Brasil X Argentina

Para entrar em ritmo de Copa do Mundo, sugerimos dois filmes, um brasileiro e um argentino. Prestes a entrar em cartaz nos cinemas, o ator Irandhir Santos é um dos nomes mais cotados do cinema nacional. O pernambucano de 31 anos estréia na capital gaúcha no final deste mês com “Olhos Azuis”, de José Joffily. Depois da bem sucedida participação no Festival de Paulínia 2009, em que levou seis prêmios, incluindo o de melhor filme, o thriller entra em campo nacionalmente no dia 28 de maio. Olhos Azuis acompanha a história de Marshall (David Rasche), chefe do Departamento de Imigração do Aeroporto de Nova Iorque, que, em seu último dia de trabalho, detém um grupo de latino-americanos, expondo-os a uma série de situações humilhantes. Nonato (Irandhir Santos) é um dos personagens que mais sofre na mão de Marshall, mas, anos depois, os papéis se invertem. A trilha sonora é de Jaques Morelembaum e o filme conta com um time internacional, formado por atores brasileiros, norte-americanos, argentinos e hondurenhos.

Ainda em cartaz nos cinemas, o ótimo “O Segredo dos seus Olhos”, dirigido por Juan José Campanella, é a dica do Sul 21. O filme argentino foi vencedor do Oscar 2010 de melhor estrangeiro. O ator Ricardo Darín e o diretor já haviam trabalhado antes em “O Filho da Noiva” e “Clube da Lua”. Com roteiro do próprio Campanella, o longa é baseado no romance de Eduardo Sacheri. Imperdível.

No Aero Guion

Às 15h20min, 17h40min e 20h

Exceto quinta-feira

Antes que acabe

Apesar de todos os olhos voltados para o futebol, é a última chance para assistir “Antes que o Mundo Acabe” na tela grande. O primeiro longa-metragem de Ana Luiza Azevedo está em cartaz em apenas uma sala de cinema da Capital gaúcha. O filme foi realizado pela equipe da Casa de Cinema de Porto Alegre e é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, colunista de Sul 21. O longa foi premiado em seis categorias no 2º Festival Paulínia de Cinema, dentre eles melhor filme e direção.

No Unibanco Arteplex, Sala 8

Às 21h, 14h e 16h

Em teu nome

O diretor gaúcho Paulo Nascimento (de “A Casa Verde” e “Valsa para Bruno Stein”) segue em cartaz com seu quarto longa-metragem, ” Em teu Nome “. Na tela, a participação de um grupo de brasileiros na luta armada contra a ditadura militar. Exilados em vários países, eles acabam retornando ao país em 1979, depois da anistia. O personagem principal é o então estudante de engenharia João Carlos Bona Garcia (interpretado por Leonardo Machado, de “3 Efes”), que entrou no movimento estudantil aos 17 anos, foi preso, torturado e acabou exilado no Chile, na década de 70. As filmagens passam pela França, Chile, Marrocos e Brasil. O filme ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado do ano passado: melhor ator (Leonardo Machado), melhor diretor, prêmio especial do Júri e melhor música.

Na Cinemateca Espaço Banrisul de Cinema – Sala Paulo Amorim

Às 15h e 19h

No Guion Center – Sala 3

Às 14:45, exceto quinta-feira

No Unibanco Arteplex – Sala 8

Às 18h e 22h

Arte Contemporânea

Horizonte Expandido

Uma reunião de 72 obras de 16 artistas, no Santander Cultural. O conjunto de peças dos anos 60 e 70 ocupa o Grande Hall e as galerias do Santander, com obras como o filme Spiral Jetty, de Robert Smithson, e a série de fotografias e filmes de Ana Mendieta, Marina Abramovic e Chris Burden. São nove coleções internacionais, e alguns trabalhos chegam pela primeira vez à capital gaúcha, como Gordon Matta-Clarck, Nancy Holt, Vito Acconci, Dennis Openheim e Bas Jan Ader. Entrada franca até dia 15 de agosto, terças a sextas, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 11h às 19h.

Literatura

Bloomsday

16 de junho é dia de comemorar Ulisses, de James Joyce, que relata 16 horas do dia 16 de junho de 1904 na vida do personagem Leopold Bloom. A cidade de Santa Maria reúne há 12 anos os amantes do escritor irlandês no bar Ponto de Cinema. Música acompanha leituras da obra do autor, regadas a charutos, sob a organização de Agnaldo Severino, professor de física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porto Alegre comemorou pela primeira vez o Bloomsday em 2002, por iniciativa do professor de teoria literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Donaldo Schüler, tradutor da última produção de Joyce, Finnicius Revém (Finnegans Wake), considerado por muitos como intraduzível. No dia 16, o instituto cultural Studio Clio organiza almoço em homenagem ao autor de Ulisses, a partir das 12h20 e Schüler participa. Já em Santa Maria , Severino organiza a 17ª edição do Bloomsday local, no bar Ponto de Cinema.


Leia também