Últimas Notícias>Internacional
|
4 de agosto de 2010
|
14:15

Réplicas de edifícios feitas com milhares de peças de Lego

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Núbia Silveira

Quem se prepara para viajar aos Estados Unidos pode colocar no roteiro uma visita à exposição do arquiteto norte-americano Adam Reed Tucker, no National Building Museum, de Washington. Tucker exibe 15 réplicas de edifícios famosos em todo o mundo, feitas com peças de Lego, pequenas peças de plástico, multicoloridas. A exposição pode ser visitada até setembro de 2011. Tucker exibe réplicas de construções como o Empire State, em Nova York, a Casa Branca, em Washington, e a torre Burj Khalifa, em Dubai. A porta-voz do Museu, Tara Miller, disse que a familiaridade das pessoas com as peças Lego torna possível aproximar a arquitetura do público.

Tucker, natural de Chicago, decidiu juntar a sua carreira de arquiteto à sua paixão pelo Lego. Nos últimos meses, dedicou centenas de horas ao desenho e composição das obras. Uma das primeiras peças que podem ser vistas é a réplica das torres gêmeas do World Trade Center, destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001. Para construir a réplica das torres, que tinham 110 andares cada uma, foram necessárias 12 horas de desenho, 60 de construção e 14.250 peças de Lego. Para reproduzir os 1.250 metros e 102 andares do Empire State, foram necessárias 100 horas e 12.250 peças. Mas, o recorde fica com a réplica do edifício saudita Burj Khalifa, com 6,5 metros de altura: 450 mil peças.

Uma das áreas mais visitadas da exposição é a dos jogos, onde os visitantes de todas as idades podem montar suas próprias construções com as peças Lego. Para isso, contam com um mapa gigante de uma cidade e centenas de peças coloridas. “Este processo nos permite ir além da exposição e fazer as pessoas pensarem sobre o tipo de estruturas que estão criando na cidade imaginária e como integrar umas às outras”, afirmou a porta-voz do Museu.

Com informações do ABC (Espanha)


Leia também