Nubia Silveira
Na noite de sábado (11), o ex-presidente argentino Nestor Kirchner (2003-2007), de 60 anos, foi hospitalizado às pressas, com dores no peito, na Clínica Los Arcos, do bairro de Palermo, de Buenos Aires. Kirchner passa bem, depois de ter sido submetido a uma angioplastia, técnica utilizada para desobstruir as artérias e facilitar a passagem do sangue. Os médicos colocaram um stent, em uma artéria coronária. O stent é uma prótese metálica, que normaliza o fluxo sanguíneo. O governo argentino divulgou um comunicado, informando que “a intervenção foi bem-sucedida”.
Krichner, marido da presidente argentina, Cristina Kirchner é deputado, presidente do partido Justicialista e secretário geral da Unasul (União Sul-americana de Nações). Ele é considerado uma das pessoas mais influentes do governo de sua mulher. Há poucas semanas, seu nome foi lançado informalmente como candidato à presidência da República, nas eleições do ano que vem. No início do ano, em fevereiro, o ex-presidente foi internado no mesmo hospital, tendo se submetido à desobstrução da artéria carótida direita.
Na manhã deste domingo (12), Kirchner recebeu a visita do deputado Juan Cabandié, da base governista. Segundo ele, o ex-presidente “está bem e perfeito” e já estaria conversando com familiares. A presidente acompanhou o marido ao hospital e permaneceu ao seu lado.
Com informações da Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e porta G1