Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
20 de setembro de 2012
|
18:02

Seminário nacional debate dados abertos na gestão pública

Por
Sul 21
[email protected]
Seminário nacional debate dados abertos na gestão pública
Seminário nacional debate dados abertos na gestão pública

Rachel Duarte

Conferências e oficinas sobre tecnologia da informação e gestão pública com foco na Lei de Acesso à Informação./Foto: Reprodução

A serra gaúcha está recebendo até esta sexta-feira (21), o principal fórum brasileiro para gestores públicos em tecnologia da informação. O 40º Seminário Nacional de TIC na Gestão Pública, SECOP 2012, tem como tema central “Dados Abertos: Uma (R)Evolução do e-Gov”, em aderência ao conceito mundialmente conhecido como Governo Aberto, considerado um estágio superior de forma de implementação de espaços de governança democrática. Especialistas internacionais falaram sobre o tema em uma web conferência nesta quinta-feira (20).

O painel de debates sobre Dados Abertos: Fatos e Boatos foi uma discussão entre Martín Álvarez-Espinar, da W3C Escritório Espanha; Jeanne Holm, arquiteta de sistema da NASA / W3C e Vagner Diniz, gerente do W3C Escritório Brasil. A moderação foi feita pelo deputado federal Paulo Pimenta, ativista da transparência e comunicação no Congresso Nacional.

A web conferência abordou o crescimento da publicação de dados governamentais em formato aberto no Brasil e no mundo e quanto do que se tem publicado na mídia e falado em conferências é realmente verdadeiro e o quanto é boato. Diante do volume de catálogo de dados publicados e da quantidade de aplicativos produzidos sob o guarda-chuva dos dados abertos, torna-se muito relevante esclarecer o que são dados abertos.

A trilha principal do 40º Seminário Nacional de TIC na Gestão Pública está totalmente baseada na implementação da Lei de Acesso à Informação. Paralelamente aos principais painéis também ocorrem oficinas relativas ao tema.

As novas fronteiras da mente com o universo das redes sociais

Palestra sobre as reações da mente com o universo das redes sociais encerra Secop 2012 nesta sexta./Foto: Reprodução Sul21

Nesta sexta-feira (21), a programação encerra com painel do médico psiquiatra e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Christian Kieling. A palestra “Mente, Cérebro e Redes Sociais – as novas fronteiras” ocorre às 17 horas, no Centro de Convenções do Hotel Serrano Resort, Convenções e Spa, em Gramado.

Kieling já escreveu para diversas revistas estrangeiras ligadas à área da psiquiatria, como American Journal of Psychiatry, British Journal of Psychiatry, Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, Journal of Child Psychology and Psychiatry e Pediatrics, bem como para instituições como o Royal College of Psychiatrists (Reino Unido) e a Universitá degli Studi di Padova (Itália).

Exerceu a função de consultor do comitê de publicações da World Psychiatric Association e foi editor associado da Revista Brasileira de Psiquiatria. Possui mais de quarenta trabalhos publicados em periódicos internacionais e, atualmente, faz parte dos conselhos editoriais da Revista de Psiquiatria Clínica e do Jornal Brasileiro de Psiquiatria.

Palestra magna foi feita por renome do marketing

Dado Schneider tem 30 anos de experiência em Marketing e Comunicação./Foto: Divulgação

O renomado profissional de Marketing e Comunicação, Dado Schneider, fez a palestra magna do Secop 2012, na quarta-feira (19). Ex-presidente da Associação Riograndense de Propaganda e criador do primeiro grupo de teatro sobre Marketing, Dado tem mais de 30 anos de experiência em Marketing e Comunicação, tendo emprestado seu conhecimento para empresas como Claro, DM9, RBS, MPM, Propeg, Ogilvy, Escala, Paim, entre outras.

A realização do 40º Seminário Nacional de TIC na Gestão Pública é da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep em parceria com o governo do Rio Grande do Sul. O Secop é o principal fórum brasileiro, que envolve gestores públicos, pesquisadores e profissionais das entidades estaduais de Tecnologia da Informação.

A primeira edição do Secop foi realizada em 1973, em Fortaleza, Ceará. O foco do evento é o debate sobre os modelos de informatização do setor público e o papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e do atendimento ao cidadão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora