Noticias|Últimas Notícias>Política
|
11 de junho de 2012
|
16:16

PP decide hoje entre Fortunati ou Manuela em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeito expôs propostas ao diretório municipal na semana passada | Foto: Jefferson Bernardes/Preview.com/PP

Samir Oliveira

Será uma longa noite para os 101 integrantes do diretório porto-alegrense do PP. Eles decidem nesta segunda-feira (11), no voto, a partir das 19h, quem o partido apoiará nas eleições de outubro deste ano. A executiva da Capital e a bancada de vereadores estão unidas em torno do prefeito José Fortunati (PDT), mas uma ala liderada pela senadora Ana Amélia Lemos defende o embarque no palanque da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB).

Apesar de os apoiadores de Fortunati garantirem que a decisão será favorável ao pedetista, o grupo pró-Manuela tem crescido significativamente graças ao empenho de Ana Amélia. A senadora conseguiu unificar as bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados em torno da comunista, deixando o diretório de Porto Alegre numa posição dissonante do restante das esferas partidárias.

Os defensores de Fortunati se apegam à ideologia para contrariar uma coligação com Manuela. E consideram que a popularidade do prefeito dá garantias seguras para a reeleição.

Mas a ala contrária está insatisfeita com o pouco espaço do PP na prefeitura e vê nos comunistas uma oportunidade de alavancar o partido na Capital, já que os progressistas teriam direito a indicar o vice de Manuela.

Manuela D'Ávila também tentou convencer integrantes do PP na véspera da decisão | Foto: Dani Barcellos/PC do B

“Serão 60 votos para o Fortunati e 40 para a Manuela”, prevê o vereador João Dib, líder do governo na Câmara Municipal e um dos mais fiéis aliados do prefeito. Ele acredita que essa decisão deverá condicionar os demais filiados a apoiarem o pedetista. “Uma das condições fundamentais para qualquer partido é a disciplina. Sem ela, o partido não funciona”, comenta.

O vereador Beto Moesch também está afinado com a atual administração. “Estamos no governo desde 2005. Não tendo candidato próprio, não há outra opção a não ser apoiar o Fortunati”, considera.

Ele se reuniu com Ana Amélia na manhã desta segunda-feira (11), mas não modificou sua posição. Apesar de manter o apoio ao prefeito, o vereador elogia a campanha aberta da senadora em favor de Manuela. “Ela é a maior liderança do partido, pode e deve se manifestar. Esse debate oxigenou o partido”, entende.

Beto Moesch não é tão seguro quanto seu colega de bancada ao tentar antecipar o resultado da reunião desta noite. “Está bem disputado. A tendência é que vença o apoio ao Fortunati, mas não dá pra garantir”, opina.

“Está em jogo o futuro do partido no Estado”, diz Mano Changes

O deputado estadual Mano Changes é um dos principais fiadores da candidatura de Manuela D’Ávila entre a bancada do PP na Assembleia Legislativa. Afinado com a senadora Ana Amélia Lemos, ele acredita que uma decisão contrária à posição dela pode “deixar sequelas” no partido.

Divulgação / Manuela D'Ávila
Ana Amélia é a principal defensora de uma aliança com os comunistas em Porto Alegre| Foto: Divulgação / Manuela D'Ávila

“O que está em jogo é o futuro do partido no Estado. Precisamos entender que temos uma grande líder e que isso é preponderante na política estadual. Temos uma oportunidade que pode unir e potencializar o partido ou que pode criar algumas sequelas”, avalia.

Ana Amélia é a aposta do PP para disputar o Palácio Piratini nas próximas eleições e alguns setores do partido temem que ela possa desistir de concorrer se for contrariada em Porto Alegre. Além da simpatia pessoal da senadora por Manuela, há também a avaliação de que um eventual apoio do PP ao PCdoB na Capital poderá fazer com que a comunista desembarque do palanque do governador Tarso Genro em 2014.

Encarregado de fazer os contatos com integrantes do diretório de Porto Alegre, o chefe de gabinete de Ana Amélia, Marco Aurélio Ferreira, assegura que está “tudo em ordem” para a decisão desta noite. “Acreditamos que será muito parelha a votação. Há pessoas comprometidas com o Fortunati pelos cargos que ocupam. Há mais de 30 integrantes com cargos na prefeitura”, comenta.

A reunião terá início às 19h e contará com falas de quatro representantes de cada lado. Os vereadores da Capital se pronunciarão pela defesa a Fortunati e em favor de Manuela falarão o presidente do diretório estadual, Celso Bernardi, o deputado Mano Changes, a senadora Ana Amélia e Miguel Wedy, um dos coordenadores do curso de Direito da Unisinos, cotado para ser vice caso o partido decida pelo apoio ao PCdoB.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora