Notícias em geral
|
16 de maio de 2012
|
23:36

Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter após eleição de Dilma é condenada

Por
Sul 21
[email protected]
Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter após eleição de Dilma é condenada
Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter após eleição de Dilma é condenada
mayara
Mensagem da estudante, que gerou a condenação| (Reprodução)

Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) a um ano e cinco meses de prisão pela Justiça Federal por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional. No dia em que DilmaRousseff foi eleita à presidência da República, em 2010, Mayara, paulista e eleitora de José Serra, postou a seguinte frase no Twitter: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. A pena foi revertida para prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. Em sua defesa, a acusada alegou não ser preconceituosa e ter agido por impulso após a derrota de seu candidato à presidência. Ela também afirmou que precisou sair da faculdade de Direito após o ocorrido.

Programa do PT em São Paulo não precisará ser veiculado por emissoras

O TSE negou recurso do PT, em que o partido pedia para ter seu programa de televisão para São Paulo veiculado pela Rede Globo. A emissora havia comunicado que não veicularia o programa porque o partido havia enviado seu plano de mídia para rádios e televisões fora do prazo de quinze dias antes da veiculação, definido por lei. No recurso, o PT alegou “motivo excepcional”, porque poderia ter perdido tempo de programa em um julgamento feito pela Justiça Eleitoral no dia 8 de maio. O ministro Arnaldo Versiani não reconheceu excepcionalidade no caso.

BC vai acabar com segredo nos votos do Copom

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 29 e 30 deste mês, vai ser a primeira a identificar como votaram cada um dos sete diretores que integram o comitê, anunciou o Banco Central nesta quarta-feira (16). A informação constará no comunicado do diretor de Política Monetária, emitido ao término da reunião para anunciar eventuais mudanças na taxa básica de juros (Selic). Até então, o Banco Central informava apenas o placar da votação. As linhas gerais do Copom foram mantidas e as alterações adotadas buscam aperfeiçoar a sistemática de deliberação do comitê e dar mais transparência às decisões do colegiado de diretores, em respeito à Lei de Acesso à Informação.

desempregotemrosto
Foto: Reprodução

A cara do desemprego em Portugal

O fotógrafo Daniel Rocha está desenvolvendo um trabalho que retrata as pessoas atingidas pela crise econômica em Portugal. No blog “O desemprego tem rosto” ele apresenta diariamente durante um ano o rosto de um português desempregado e conta de maneira breve a história e as perspectivas da pessoa.

Obama faz piada com David Beckham

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, brincou com o jogador de futebol britânico David Beckham nesta quarta-feira. Durante encontro em que o presidente parabenizou Beckham e seus companheiros do Los Angeles Galaxy, que conquistou o campeonato norte-americano de futebol em cima do Houston Dynamo no ano passado, Obama afirmou que o atleta era “um homem raro”. “Consegue ser tão vigoroso no campo e também ter sua própria linha de roupa íntima”, brincou, lembrando a grife lançada por Beckham e que leva o nome do jogador. Obama fez piada também sobre a idade do jogador – que, com 37 anos, é bem mais velho que a maioria de seus companheiros. “Estamos ficando velhos, David, embora você esteja melhor do que eu”, ironizou, arrancando risadas dos presentes.

Programa Luz pra todos vai disponibilizar energia solar

Depois de levar energia elétrica a quase 12 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais, o Programa Luz para Todos enfrenta agora sua fase mais complexa, que é atender a cerca de 30 mil comunidades isoladas, localizadas principalmente na Região Norte do país. Para chegar a locais onde não há possibilidade de fazer ligações elétricas convencionais, o Ministério de Minas e Energia está investindo em energias alternativas, especialmente a solar. O sistema já funciona em comunidades do Amazonas, atendendo 222 residências em um investimento total de R$ 5,5 milhões. “Hoje estamos com a parte mais difícil do programa, principalmente porque as pessoas estão muito dispersas, especialmente na Região Norte, então é muito difícil atender”, explicou à Agência Brasil o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. Para ele, atender às localidades isoladas com energia solar é mais vantajoso financeiramente do que fazer a ligação por extensão de rede, que exige a instalação de postes e linhas de transmissão em áreas muito afastadas. “A gente usa o que for mais em conta, não vamos utilizar a opção de energia mais cara. Se busca sempre fazer a forma mais econômica, dentro de um padrão de qualidade”. A meta do Luz para Todos entre 2011 e 2014 é fazer 716 mil ligações, sendo que 39% já tinham sido cumpridos até o fim de março.

Marco Quintana/Sul21
Vereadora do PSOL de Porto Alegre questiona restrição a eventos e atividades comerciais no Largo | Foto: Marco Quintana/Sul21

Fernanda Melchionna pede que MP se posicione sobre  lei que restringe atividades no Largo Glênio Peres

A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) entregou ao Ministério Público (MP) estadual nesta quarta-feira (15) um pedido de providências para que a instituição analise a constitucionalidade da lei municipal que regulamenta a utilização do Largo Glênio Peres. A norma é de autoria da prefeitura de Porto Alegre e estipula que o espaço só poderá receber dois eventos por mês que utilizem amplificação sonora, além de restringir as atividades comerciais somente à realização da Feira do Peixe. A vereadora se reuniu com o procurador-geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto. Também estavam presentes Marcelo Sgarbossa, do Laboratório de Políticas Públicas (Lappus), e representantes do SIndicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul.

Rio de Janeiro se candidata ao título de patrimônio mundial da Unesco

As autoridades do Brasil apresentaram nesta semana a candidatura da cidade do Rio de Janeiro ao título de patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A ideia é reunir esforços internacionais na luta pela preservação da cultura e das riquezas naturais de uma área que inclui os principais pontos turísticos cariocas. De acordo com o Projeto Rio de Janeiro, Paisagem Cariocas entre a Montanha e o Mar, as áreas que devem ser incluídas como patrimônio vão do alto do Corcovado até o Morro do Pico, em Niterói. Também devem ser incluídos pontos turísticos conhecidos, como o Parque Nacional da Tijuca, o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque do Flamengo, a Baía de Guanabara e as orlas de Copacabana – com as praias do Leme, de Copacabana, Urca e Botafogo. A proposta brasileira deve ser analisada a partir de junho. Atualmente, 911 sítios são considerados como patrimônio mundial da Unesco, localizados em 151 países. O Brasil faz parte dessa lista, com 18 sítios cadastrados – entre eles Brasília, o centro histórico de Salvador e as reservas de Fernando de Noronha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora