Noticias|Últimas Notícias>Política
|
22 de fevereiro de 2012
|
12:12

Dilma vira alvo de militares por opinião de ministras sobre ditadura

Por
Sul 21
[email protected]
Dilma vira alvo de militares por opinião de ministras sobre ditadura
Dilma vira alvo de militares por opinião de ministras sobre ditadura

Da Redação

Em nota conjunta, clubes que representam militares fora da ativa das três Forças Armadas criticaram a presidenta Dilma Rousseff por ela não ter demonstrado “desacordo” em relação a declarações de ministras e do Partido dos Trabalhadores sobre o período da ditadura militar (1964-1985).

“Ao completar o primeiro ano do mandato, paulatinamente vê-se a presidente afastando-se das premissas por ela mesma estipuladas no início de seu governo, quando Dilma disse que não haveria discriminação, privilégios e compadrio em sua gestão”, escreveram os militares.

Clubes das três Forças Armadas criticaram recentes declarações de ministras e do PT | Foto: José Cruz/ABr

A nota, divulgada primeiramente pelo jornal O Estado de S. Paulo, cita três declarações. A da ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário ao Correio Braziliense, segundo a qual a Comissão da Verdade poderia levar a responsabilizações criminais de agentes públicos mesmo com a Lei da Anistia. Outro alvo dos clubes foi a ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, que, na visão dos militares, “teceu críticas exacerbadas aos governos militares e, se autoelogiando, ressaltou o fato de ter lutado pela democracia”.

“Ora, todos sabemos que o grupo ao qual pertenceu a srª Eleonora conduziu suas ações no sentido de implantar, pela força, uma ditadura [comunista], nunca tendo pretendido a democracia”, diz a nota sobre a antiga companheira de prisão de Dilma durante os anos de chumbo.

Por fim, o texto se volta contra resolução divulgada no aniversário do PT, que diz que o partido “estará empenhado junto com a sociedade no resgate de nossa memória da luta pela democracia (sic) durante o período da ditadura militar”. Os clubes dizem que a “a assertiva é uma falácia”, pois na época da criação da sigla a abertura política já havia ocorrido.

Com informações da Folha de S. Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora