Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
26 de julho de 2011
|
14:42

Polícia europeia quer fazer retrato da extrema direita no continente

Por
Sul 21
[email protected]

A Organização Europeia de Cooperação Policial (Europol) informou nesta terça-feira (26) que pretende fazer um “retrato exato e atualizado do extremismo de direita” na Europa, principalmente nos países nórdicos. O anúncio ocorre após os ataques praticados pelo militante de extrema-direita Anders Breivik na última sexta na Noruega, que resultaram em 76 vítimas fatais.

Leia mais:
– Norueguês pode ser acusado por crimes contra humanidade
– Atirador norueguês vê ‘bastardização’ do Brasil como risco à Europa
– Editorial: Atentados na Noruega: crise neoliberal e revivescência neonazista

“Estamos preparando um retrato exato e atualizado do extremismo de direita na Europa, particularmente no norte da Europa”, afirmou o porta-voz da Europol, Soren Pedersen. A organização europeia, que disponibilizou todo o apoio possível às autoridades norueguesas, montou um centro operacional com cerca de 50 peritos em serviços de informação, investigadores e especialistas em explosivos e terrorismo.

A Europol pediu ainda a colaboração de peritos de diferentes forças policiais europeias, incluindo da britânica Scotland Yard, para traçar o retrato dos movimentos de extrema direita presentes no território europeu. “É difícil ainda dizer quanto tempo irá demorar, mas deverão colaborar com a Europol durante uma ou duas semanas”, indicou Pedersen.

Breivik, um antigo militante de uma formação da direita populista norueguesa (Partido do Progresso) é considerado pela polícia como um “fundamentalista cristão”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora