Notícias em geral
|
15 de julho de 2011
|
23:39

MAIS FATOS & MAIS FATOS

Por
Sul 21
[email protected]
south-sudan1-390x259
Delegação do Sudão do Sul em assembleia da ONU (Foto: ONU)

Estreante na ONU

A Assembleia Geral da ONU admitiu na quinta-feira (14) o Sudão do Sul, que passa a ser a 193ª nação a fazer parte das organização. “Neste momento, neste lugar, o mundo se reúne para dizer com uma só voz: Bem-vindo, Sudão do Sul. Bem-vindo à comunidade de nações”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A delegação do novo país aparece sorridente na foto ao lado, mas a estabilização da nação ainda não foi encontrada. Uma missão da ONU com milhares de militares e civis foi formada na semana passada para auxiliar no processo de transição durante seis meses. Segundo o subsecretário-geral para as Operações de Manutenção da Paz, Alain Le Roy, preocupa a situação no estado sudanês de Kordofan do Sul, onde conflitos colocam as vidas de civis em risco e Sudão e Sudão do Sul ainda precisam acertar a partilha de receitas de petróleo, transição financeira e demarcação de fronteiras.

Contrassenso

A advogada Taís Gasparian publicou nesta sexta (15) um artigo para a Folha de São Paulo defendendo a liberdade de expressão. O blog “Desculpe a Nossa Falha” não perdeu tempo e apontou o contrassenso de que Taís é a advogada que moveu processo da Folha de São Paulo contra o blog que fazia paródia do jornal o “Falha de São Paulo”. Na ação os autores do Falha foram impelidos a acabar com o blog, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por descumprimento da determinação judicial. O motivo seria o uso da marca do jornal. No artigo desta sexta, a advogada escreve que “o direito à liberdade de expressão diz respeito não somente ao direito de uma pessoa expressar seu próprio pensamento, mas também ao direito e à liberdade de buscar, receber e distribuir informação e ideias de todo o tipo”. Bonitas palavras.

odone gremio
Políticos colorados recebem camisas do Grêmio (Foto: Caco Argemi/Palacio Piratini)

Presente de grego

O deputado estadual e presidente do Grêmio, Paulo Odone (PPS), apresentou nesta sexta (15) detalhes sobre o projeto da Arena do Grêmio a integrantes do governo do estado e da Assembleia Legislativa. Sorridentes, os colorados Tarso Genro e Adão Villaverde receberam de Odone camisetas tricolores. Ossos do ofício da política.

Emissora interrompe depoimentos históricos

A novela Amor & Revolução, do SBT, não tem veiculado mais depoimentos de personagens que viveram a ditadura militar no Brasil. Os depoimentos, que iam ao ar diariamente ao final da novela, foram cortados sem maiores explicações. O autor da novela, Tiago Santiago, diz não saber o motivo do corte. Há inclusive depoimentos inéditos já gravados que não serão utilizados. A emissora alega que o motivo do corte foi que não estava conseguindo mostrar os dois lados da moeda, pela falta de militares dispostos falar sobre o assunto.

Maratonista cego fica preso no ônibus (1)

O para-maratonista Vladmi dos Santos, 40 anos, está acostumado a enfrentar desafios nas ruas e nas pistas de corrida de todo o mundo. Porém, foi incapaz de vencer o despreparo de um motorista durante viagem de ônibus em Rio Grande, nesta sexta-feira (15). Vladmi, que é cego, fazia uso de um ônibus da linha São João – Avenida Pelotas para chegar ao local de treinamento, onde se prepara para disputar a Maratona de Berlin. No entanto, o motorista impediu o maratonista de desembarcar, alegando ser obrigatória a presença de um guia – um equívoco, já que a lei municipal nº 7.033 isenta os deficientes visuais de um acompanhamento do tipo. Vladmi chegou a tentar pagar a passagem, mas não tinha dinheiro suficiente e foi obrigado a ficar dentro do ônibus durante duas voltas completas, até que uma equipe de televisão parasse o veículo e acabasse com a longa viagem do atleta.

Maratonista cego fica preso no ônibus (2)

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS (Faders) divulgou uma nota na qual solidariza-se com Vladmi dos Santos e critica o procedimento do motorista, contratado da empresa Noiva do Mar. “O fato é reflexo de uma sociedade que precisa avançar significativamente no respeito às liberdades fundamentais”, diz a nota. A Faders reafirma que deficientes visuais têm direito a autonomia e independência, e garante que tomará atitudes junto à empresa para que esse tipo de procedimento não mais se verifique. A Noiva do Mar, por sua vez, defende-se dizendo que o seu funcionário interpretou errado as normas da empresa, acreditando que a necessidade de guia se estendia a todos os tipos de deficiência.

Rotina de estudante

O fotógrafo Denison Fagundes fez, no mês passado, uma série de fotos para uma entrevista com o ex-governador Olívio Dutra, publicada pela revista Carta Capital. Em seu site pessoal, Denison publicou várias imagens que não entraram na matéria. Nelas, surge um Olívio Dutra bastante informal, atendendo a reportagem de forma despojada em sua casa e dirigindo-se, de ônibus, a uma aula na Faculdade de Letras da UFRGS. Abaixo, reproduzimos algumas das fotos – outras imagens podem ser vistas no site de Denison Fagundes.

Denison Fagundes
Olivio Dutra encara dois ônibus para ir até o Campus do Vale, na Ufrgs, onde estuda latim (Foto: Denison Fagundes)
Denison Fagundes
O ex-governador à espera do ônibus (Foto: Denison Fagundes)
Denison Fagundes
Olivio no seu modesto apartamento, com o tradicional gestual (Foto: Denison Fagundes)

Denison Fagundes
Detalhe para a laranja, a caneca do Movimento dos Trabalhadores Desempregados. Pendurado na estante, um chaveiro do Internacional (Foto: Denison Fagundes)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora