Noticias|Últimas Notícias>Política
|
17 de março de 2011
|
00:42

Governo e Cpers não chegam a acordo sobre reajuste para magistério

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

Não houve acordo na reunião de negociações entre o Cpers e o governo gaúcho, ocorrida nesta quarta-feira (16). Na reunião, o governo ofereceu reajuste de 8,5% para o magistério, mais a equiparação dos vencimentos ao piso nacional, por meio de pagamento da parcela autônoma. Mas a proposta foi considerada insuficiente pelo sindicato, que pode dar início a uma mobilização contra o governo, a partir da assembleia geral agendada para 8 de abril.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo, e durou cerca de duas horas. Representando o governo, estiveram no encontro o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e os secretários José Clóvis de Azevedo, da Educação, e Stela Farias, de Administração e Recursos Humanos. O sindicato foi representado por sua presidente, Rejane de Oliveira.

O governo já havia entregue, no final de fevereiro, um documento com as exigências que acreditava estar cumprindo em sua relação com o Cpers. O sindicato, porém, manifestou insatisfação, já que a questão salarial não havia sido discutida. O governador Tarso Genro falou sobre a situação durante entrevista coletiva concedida nesta quarta (16) na Federasul, e manifestou otimismo sobre o encontro que ocorreria mais tarde – otimismo que, pelo jeito, acabou não se concretizando.

Após o encontro, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, afirmou que a proposta do governo representa aumento real acima do oferecido por governos anteriores. Segundo ele, o reajuste proposto representa impacto de até R$ 150 milhões aos cofres públicos. Rejane de Oliveira, presidente do Cpers, criticou o que rotulou como “política de abonos” do governo estadual. Segundo ela, esse tipo de proposta não incide sobre o todo da categoria. O Cpers solicitou ao governo que elabore nova proposta, que será discutida na assembleia do magistério em abril.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora