Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
10 de fevereiro de 2011
|
15:49

Situação financeira do RS é crítica, segundo o governador do RS

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, revelou que a situação financeira do Rio Grande do Sul “é crítica”. Depois de quarenta dias no governo, Tarso Genro afirma que “os balanços dos últimos quatro anos, disponíveis na Secretaria da Fazenda, mostram claramente que desde 2006 o Rio Grande do Sul arrecadou menos do que previa o orçamento e esta é uma situação que se repete nos 10 últimos anos”.

Tarso diz também que a situação financeira do Estado não é uma surpresa. “Nós sabíamos que a situação era muito ruim e que isto dava continuação a uma situação dramática que se arrasta há 20 anos”. O governador explica também as críticas à governadora Yeda Crusius que dizia, ao deixar o governo, que o déficit “era zero”. Tarso disse que “nós sabíamos que isto não era verdadeiro, que era apenas um trabalho de marketing. Herdamos uma situação de caixa ruim, herdamos muitas dívidas e um potencial de arrecadação que não indica qualquer melhora.

O governador revela também que a tática para contornar este problema será a de agilizar o controle e a fiscalização, imprimir um ritmo acelerado no sistema de cobrança e buscar melhoria no caixa, criando condições para o crescimento econômico da região. Tarso Genro afirma que “nós queremos resolver o problema crescendo. E não deixando de gastar. Vamos gastar com equilíbrio,  mas vamos fazer todos os movimentos para o Rio Grande do Sul ter uma taxa de crescimento superior, inclusive, a do Brasil”.

O governador Tarso Genro está em Brasília na busca de empréstimos junto ao Banco Mundial.

Com informações do Terra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora