Entenda como funcionará o Censo 2022

O estudo estava previsto para 2020, mas foi adiado devido à pandemia.

Após 12 anos, o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) volta a ser realizado em 2022. 

O Censo é a maior pesquisa realizada pelo IBGE. Todo o planejamento futuro do país depende do diagnóstico que será produzido a partir do Censo 2022.

Sem o censo não temos como produzir indicadores para todos os menores recortes territoriais do país e sem isso fica impossível avaliar a eficácia das políticas públicas.

Todos os dados fornecidos ao IBGE são protegidos pelo sigilo estatístico. 

Jamais dados individuais de uma pessoa ou domicílio serão divulgados ou repassados pelo IBGE a terceiros.

A coleta de dados nos domicílios começará no dia 1 de agosto de 2022. Todos os esforços do IBGE serão no sentido de concluir a coleta até o final deste ano.

Será possível responder ao questionário pela internet ou por telefone. 

Para que isso possa acontecer, inicialmente o recenseador irá visitar o domicílio para tentar fazer a entrevista presencialmente

Quem optar por responder pela internet receberá senha de acesso para o questionário. Se após 7 dias o questionário não for respondido, o recenseador irá voltar ao domicílio para realizar a entrevista.

Pela primeira vez, indígenas e quilombolas serão identificados durante a coleta. Com isso, será possível produzir informações específicas sobre estes povos e comunidades tradicionais.

FOTOS: AGÊNCIA BRASIL E DIVULGAÇÃO/IBGE

TEXTO: Duda Romagna

WEBSTORIE: ANNIE CASTRO

Confira mais