Você sabe quem foi Tereza de Benguela?

É também conhecido como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Em 2014, o dia 25 de julho foi definido como Dia Internacional  da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. 

A data foi criada para reconhecer a luta e a resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe que elas sofrem.

Tereza de Benguela, nascida no Mato Grosso, foi uma líder quilombola que se tornou símbolo da resistência negra e indígena por mais 20 anos. Em 1770, ela foi capturada e morta pela coroa portuguesa.

Passados mais de 250 anos, a mulher negra segue discriminada, com salários mais baixos, menores índices de escolaridade e vítima constante da violência.

No caso das mulheres negras, a taxa de desemprego era o dobro da taxa para os homens não negros.

Em 2021, a taxa de desemprego entre pessoas negras era 71% maior do que entre as pessoas não negras. 

As mulheres negras têm ainda as maiores taxas de desocupação, subocupação e subutilização, embora sejam a maior parte da população em idade ativa.

Elas chegam a ficar sem trabalho por um período de dois anos, sobrevivendo neste período com menos de um salário mínimo.

O Dia Nacional de Tereza de Benguela é importante para falar dessa realidade vivida pelas mulheres pretas em todo o país.

É importante também para ressaltar a necessidade de políticas públicas e afirmativas de rompimento das desigualdades que ainda estruturam as relações de trabalho.

FOTOS: GUILHERME SANTOS, AGÊNCIA BRASIL E REPRODUÇÃO

TEXTO: Marco Weissheimer

WEBSTORIES: ANNIE CASTRO

Confira outros conteúdos