Últimas Notícias>Política
|
10 de dezembro de 2014
|
20:01

Dopinha será tombado para criação de memorial

Por
Sul 21
[email protected]
Dopinha será tombado para criação de memorial
Dopinha será tombado para criação de memorial
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Da Redação

Em reunião realizada pelo Compahc, conselho municipal que delibera acerca de assuntos pertinentes ao patrimônio histórico e cultural da cidade, foi decidido o tombamento do casarão localizado na rua Santo Antônio, 600. O projeto prevê que ali seja criado um Memorial do Estado para preservar e difundir a memória da resistência à ditadura militar. 

Conhecido como “Dopinha”, no local funcionou, entre 1966 e 1971, um dos primeiros centros de tortura clandestinos do país, onde foram torturados e desaparecidos resistentes ao regime. O nome faz referência ao  Departamento de Ordem Polícia e Social (Dops), órgão responsável pela repressão aos movimentos políticos contrários ao regime. Um episódio notório relacionado à casa da rua Santo Antônio foi o assassinato do sargento Raimundo Manuel Soares, que lá permaneceu por várias semanas, até seu corpo ser encontrado boiando no rio Jacuí. O assassinato ficou conhecido como o “caso das mãos amarradas”, forma como o corpo do sargento foi encontrado.

Desde 2011, movimentos sociais, como o Movimento de Justiça e Direitos Humanos, articulados como o Comitê Carlos Ré da Verdade e da Justiça, e mais recentemente pela Comissão da Verdade, buscam a criação do memorial. Para que isso ocorresse, houve um acordo entre a Prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado, cabendo à prefeitura o tombamento e desapropriação do imóvel e ao governo do Estado a recuperação e instalação do memorial.

O equipamento cultural levará o nome de Luiz Eurico Tejera Lisboa, militante gaúcho assassinado em São Paulo, e irá contribuir para o conhecimento da história pela democracia, pela liberdade e pelo respeito aos direitos humanos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora