Tá na Rede
|
14 de maio de 2019
|
15:36

Carlos Bolsonaro divulga fake news para acusar PT de querer desarmar policiais

Por
Luís Gomes
[email protected]

Da Redação

Mais um dia de governo de Jair Bolsonaro (PT) e mais um dia em que o vereador e filho do presidente Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) divulga uma mentira nas redes sociais. Dessa vez, ele postou um vídeo que atribui a um “deputado do PT” a proposta de desarmamento de policiais militares. O que Carlos não disse, em sua postagem, é que trata-se de uma mentira já antiga e já divulgada por seu pai, Jair Bolsonaro, em 2017. A postagem ocorre no dia seguinte à divulgação de que a Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

O vídeo traz, na verdade, uma fala do deputado estadual goiano Major Araújo (ex-PRB, hoje no PRP), que é policial militar, em que justifica a apresentação de um projeto para desarmar os policiais à Assembleia Legislativa de Goiás em 2011. Na ocasião, o projeto não foi adiante por causa da repercussão negativa.

Mais tarde, Major Araújo explicou que o projeto foi apresentado de forma irônica como uma crítica a uma operação da Polícia Federal que prendeu policiais militares acusados de participar de um grupo de extermínio em Goiás. Segundo informações divulgadas pela PF na época, investigações apontaram que o grupo tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes haviam sido praticados em confrontos com as vítimas. Araújo argumentava que os policiais acusados tinham agido dentro dos limites da profissão, em serviço, e que o projeto chamava a atenção justamente para o fato de que, se eles não pudessem atuar dessa forma, o melhor seria andarem desarmados.

A mentira foi apontada por vários usuários nas respostas à postagem de Carlos, como o perfil satírico @tesoureirosdoJB. O próprio Araújo respondeu à postagem feita por Carlos nesta terça, como já havia respondido a Jair Bolsonaro em 2017.

Resposta dada pelo deputado Major Araújo a Bolsonaro ainda em 2017 | Foto: Reprodução


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora